Madeira

IASAÚDE disponibiliza plataforma de adesão ao serviço de Preparação Individualizada da Medicação

None

A plataforma do serviço de Preparação Individualizada da Medicação (PIM), idealizada e concebida pelo Instituto de Administração da Saúde, IP-RAM (IASAÚDE), permite o acesso por parte dos utentes com doença crónica e farmácias aderentes a todo o processo de solicitação, validação e consentimentos necessários para a PIM, revela a Secretaria Regional de Saúde e Protecção Civil através de uma nota e imprensa.

Na prática, os beneficiários poderão efectuar o pedido de adesão ao serviço PIM, acedendo à plataforma através do site institucional do IASAÚDE (www.iasaude.pt), a qual irá, automaticamente, verificar e validar as condições de adesão do beneficiário. Após a validação, o utente poderá usufruir do serviço de Preparação Individualizada da Medicação na farmácia aderente da sua freguesia de residência". Secretaria Regional de Saúde e Protecção Civil

Explica ainda que a prestação do serviço de PIM é uma medida implementada pelo Governo Regional, pioneira na RAM, que visa contribuir para a segurança e qualidade de vida dos utentes do Sistema Regional de Saúde.

A PIM consiste na preparação e organização dos medicamentos, com recurso a um sistema robotizado, num dispositivo de múltiplos compartimentos, que facilita a toma do medicamento certo, na dose correcta e adequada e permite minimizar a redução dos erros de administração da medicação prescrita, duplicação ou esquecimento". Secretaria Regional de Saúde e Protecção Civil

Conclui, referindo que, actualmente, o serviço PIM encontra-se já disponível na freguesia de São Martinho e destina-se a todos os cidadãos residentes nesta freguesia, sendo que em breve será alargado a outras freguesias da Região, no seguimento do protocolo de cooperação estabelecido entre a Secretaria Regional de Saúde e Protecção Civil, o Instituto da Administração da Saúde, IP-RAM, a Associação Nacional das Farmácias e a Delegação Regional da ANAFRE-Madeira.