Orçamento do Estado Madeira

22,3 milhões para o novo hospital da Madeira na proposta de Orçamento do Estado

Em relação ao ano passado, há uma duplicação do montante máximo a ser transferido pelo Estado para esta nova unidade de saúde da Região

None
Foto: Hélder Santos/Aspress/Arquivo

A proposta de Orçamento do Estado para 2023, que hoje foi entregue na Assembleia da República pelo ministro das Finanças, duplica a verba destinada ao novo hospital que está a ser construída na Madeira, já incluindo dinheiro para a aquisição de equipamento médico e hospitalar.

Madeira vai receber mais 20 milhões do Orçamento do Estado

O Orçamento do Estado para 2023 prevê para a Madeira mais 20 milhões de euros do que as verbas atribuídas este ano. De acordo com a proposta entregue esta segunda-feira por Fernando Medina, na Assembleia da República, à Região estarão reservados pouco mais de 250 milhões de euros (250 295 804,00 euros), verba proveniente das transferências do Estado para as Regiões Autónomas. No ano em curso, a verba apontada foi de 230,5 milhões de euros (230 539 352,00 euros). 

De acordo com a proposta de Fernando Medina, no próximo ano, as transferências para a Região destinadas “ao apoio financeiro à construção, fiscalização da empreitada e aquisição de equipamento médico e hospitalar do futuro Hospital Central e Universitário da Madeira” poderão chegar a 22,3 milhões de euros. No Orçamento do Estado deste ano estava previsto um máximo de 12,1 milhões de euros.

Na semana passada foi assinado o contrato da 2.ª fase da obra do novo hospital da Madeira, numa adjudicação da proposta apresentada pelo agrupamento de quatro empresas madeirenses, que inclui a Tecnovia Madeira, Sociedade de Empreitadas, S.A., a AFAVIAS - Engenharia e Construções S.A., a SOCIOCORREIA -Engenharia, S.A. e a RIM - Engenharia e Construções, S.A., pelo preço contractual de 74.698.447,25 euros + IVA. O prazo de execução desta nova fase é ade 720 dias, prevendo-se a sua conclusão no último trimestre de 2024.

Contrato da 2.ª fase do Hospital Central e Universitário da Madeira foi assinado esta manhã

A Secretaria Regional de Equipamentos e Infraestruturas assinou, hoje de manhã, o contrato para da empreitada da segunda fase do Hospital Central e Universitário da Madeira, que vai dedicar-se à estrutura e espaços exteriores da obra.