Madeira

Miguel Silva Gouveia distingue mais três 'Lojas com História' do Funchal

None

O presidente da Câmara Municipal do Funchal, Miguel Silva Gouveia, distinguiu esta terça-feira, 2 de Setembro, mais três estabelecimentos da cidade -  A Mercadora, a Casa Amorim, e a Mercearia do Bento - ao abrigo do Regulamento Municipal do Reconhecimento e Protecção das 'Lojas com História', que vem identificar, apoiar e preservar as lojas tradicionais da Baixa da cidade.

Na ocasião, o autarca referiu que com esta distinção os "estabelecimentos passam a ter acesso a um pacote de benefícios e apoios que contêm diversas medidas que podem ser utilizadas pelos proprietários ou arrendatários, nomeadamente 5.000 euros por parte da CMF para melhoria das condições do próprio estabelecimento".

As 'Lojas com História' distinguidas pela autarquia têm de cumprir uma série de critérios, como possuir 25 anos de actividade e destacar-se pelo valor arquitectónico, espólio ou mesmo pelo seu valor cultural. As lojas ficam com um dístico exposto nos respectivos espaços, que as identificam como 'Lojas com História', o que confere à loja atractividade turística, integração no Registo Nacional na Direcção Geral das Actividades Económicas, entre outros benefícios de âmbito nacional e europeu.

Miguel Silva Gouveia sublinhou, junto à Mercearia do Bento, uma das lojas icónicas do Funchal e que conta com mais de 100 anos de actividade, que: “estes estabelecimentos vêm juntar-se aos outros seis que já possuíam esta distinção, aumentando para nove as perolas do comércio tradicional do Funchal que continuarão a preservar e a manter a nossa identidade enquanto cidade que se construiu à volta do comércio".

A Câmara Municipal do Funchal tem a missão de preservar a nossa genuinidade, valorizando e protegendo estes espaços que são únicos, e é isso que vamos continuar a fazer. Nesse sentido, é fundamental que as lojas que cumpram os requisitos façam a sua candidatura para que possamos continuar a crescer com este nosso objectivo comum.

Em 2019 tinham sido reconhecidas as lojas Bordal, Fábrica Santo António, Loja de Ferragens António Faustino de Abreu, Farmácia Portuguesa, Livraria Esperança e a Barbearia Turista. Conheça todas as 'Lojas com História' do Funchal através do site: https://lojascomhistoria.cm-funchal.pt