Madeira

Choveu ‘laranja’ nos Prazeres com 32,1 litros por metro quadrado em 1 hora

Um terço deste extremo da precipitação caiu em apenas 10 minutos

None
Foto Shutterstock

Uma forte chuvada foi registada esta madrugada nos Prazeres. A quantidade de precipitação chegou a atingir valor correspondente a aviso laranja (32,1 mm/1h). Um terço deste valor caiu em apenas 10 minutos.

A chuva prevista para este domingo e que caiu durante a madrugada foi mais significativa no extremo sudoeste da ilha da Madeira, tendo por referência a rede de estações meteorológicas do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) no Arquipélago da Madeira.

As quatro estações meteorológicas do IPMA localizadas mais a Oeste da Madeira – Prazeres, Ponta do Pargo, Achadas da Cruz/Lombo da Terça e Porto Moniz – registaram os maiores valores de precipitação, com as três primeiras a apresentarem níveis de aviso meteorológico para o intervalo de 1 hora.

A chuva que se fez sentir ao longo de pouco mais de uma hora, a partir das 01h30, teve o pico do forte aguaceiro pouco depois das 2 horas da manhã. Nos Prazeres chegou a ser tão significativo que em 10 minutos atingiu quantidade condizente a aviso amarelo para o intervalo de 1 hora (10,7 mm/10 min).

O extremo da precipitação na Ponta do Pargo foi de 17,6 mm/1h, e nas Achadas da Cruz/Lombo da Terça, 15,9 mm/1h, ambos valores condizentes com aviso amarelo.

No Porto Moniz, foram registados 8,6 mm/1h.

Ao início da madrugada o IPMA chegou a emitir aviso amarelo para a precipitação nas regiões montanhosas da Madeira, válido até às 6 horas da manhã.

A Ponta de São Jorge e o Porto Santo foram as únicas estações de toda a rede de estações meteorológicas do IPMA nas duas ilhas da Região que não houve registo de precipitação na madrugada deste domingo.

Céu muito nublado, aguaceiros e trovoada na previsão de hoje

Previsão para domingo, 5.setembro.2021<br>Períodos de céu nublado.<br>Aguaceiros.<br>Possibilidade de ocorrência de trovoada.<br>Vento fraco a moderado (10 a 30 km/h) de sul/sudoeste, por vezes<br>forte (até 40 km/h) nas terras altas.<br>Pequena descida da temperatura máxima nas terras altas.<br><br>REGIÃO DO FUNCHAL:<br>Períodos de céu muito nublado.<br>Aguaceiros.<br>Vento fraco (inferior a 15 km/h).<br><br>ESTADO DO MAR:<br>Costa Norte: Ondas de noroeste com 1 metro, passando<br>a ondas de oeste/sudoeste.<br>Costa Sul: Ondas inferiores a 1 metro.<br>Temperatura da água do mar: 24/25ºC&nbsp;&nbsp;