Eleições Autárquicas Madeira

Confiança garante manuais escolares gratuitos até ao 12º ano

Miguel Silva Gouveia diz que Câmaras Municipais estão a substituir Governo Regional na "responsabilidade" da educação

None

A candidatura da Coligação Confiança à Câmara Municipal do Funchal esteve esta quinta-feira, 2 de Setembro, na freguesia de São Martinho, na antiga escola da Azinhaga da Nazaré, sede do programa de atribuição de manuais escolares gratuitos da Autarquia, para assumir o compromisso de, no próximo mandato, estender o referido programa até ao 12.º ano.

“Neste momento, esta medida, que foi introduzida pelo actual Executivo em 2017, apoia cerca de 5500 alunos por ano, até ao 9º ano de escolaridade, mas, a partir do próximo mandato, vamos alargar esta medida a todos os níveis de escolaridade obrigatória, abrangendo um universo adicional de 1500 alunos. Passaremos a ter assim, no Funchal, um ensino obrigatório tendencialmente gratuito”, explicou o candidato à presidência da CMF, Miguel Silva Gouveia.

Numa visita que contou com a candidata à presidência da Assembleia Municipal do Funchal, Madalena Nunes, o candidato à Junta de Freguesia de São Martinho, Duarte Caldeira, e diversos candidatos à equipa de vereação, Miguel Silva Gouveia explicou que “a atribuição de manuais escolares tem sido um esforço que a Coligação Confiança, enquanto gestora dos destinos da CMF, tem feito desde 2017, atribuindo manuais gratuitos do 1.º ao 9.º ano. Esta tem sido uma das medidas de referência do nosso Executivo, que vamos agora estender até ao Ensino Secundário.”

A escolaridade é um dos principais catalisadores da prosperidade social, da evolução pessoal e do crescimento das sociedades, contribuindo directamente para uma maior literacia democrática. A aquisição de manuais é, contudo, um encargo elevado para as famílias funchalenses, nomeadamente no Secundário, pelo que é algo em que vale a pena a Câmara Municipal investir, porque desse investimento, sem qualquer margem para dúvidas, iremos tirar proveitos enquanto comunidade no futuro. Miguel Silva Gouveia 

Os manuais escolares gratuitos destinam-se a todos os alunos com residência no concelho do Funchal, sem excepção. O candidato conclui que “no Continente, esta é uma medida que é assumida pelo Governo da República, mas, infelizmente, o Governo Regional, que é quem tem a competência regionalizada da Educação, nunca optou por fazer o mesmo na Madeira. Têm sido, deste modo, as Câmaras Municipais a se substituir ao Governo Regional nesta responsabilidade, porque acreditamos na importância desta medida para o crescimento social dos funchalenses e para o futuro da nossa cidade".