5 Sentidos

Miguel Silva Gouveia abriu temporada artística 2021/2022 do Teatro Baltazar Dias

None

Miguel Silva Gouveia, presidente da Câmara Municipal do Funchal, abriu esta tarde a temporada artística 2021/2022 do Teatro Municipal Baltazar Dias, que arranca, oficialmente, já esta noite, pelas 21 horas, com a estreia do espectáculo 'Saltos Altos', uma peça que aborda o universo da mulher, a igualdade de género e o conflito interior para corresponder aos altos padrões definidos pela sociedade.

O autarca funchalense começou por cumprimentar todos os presentes, em particular a vereadora que tutela o pelouro da Cultura na CMF, Madalena Nunes, e referiu que este início de temporada “marca um de muita esperança, em que, com uma programação rica e diversificada, procuraremos recolocar a vida cultural da cidade ao ritmo que estava antes do surgimento da pandemia.”

“Esta temporada será, igualmente, um momento muito especial para o Funchal, pois é no decorrer da mesma que submeteremos a nossa candidatura a Capital Europeia da Cultura e. mais do que isso, também saberemos neste espaço temporal se passamos à fase seguinte. No entanto, estou certo que com esta programação, não poderemos ter outra espectativa que não seja passar esse limiar”, afirmou.

A nova temporada artística do Teatro Municipal Baltazar Dias contempla cerca de 70 eventos, onde se destacam 8 coproduções (Saltos Altos, ARAGÃO, Hotel Paraíso, Monólogo de uma Mulher Chamada Maria com a sua Patroa, Maternidade, Livrai-nos da este, MARIOFA, e Orquestra Académica). O investimento nas coproduções é de cerca de 98 mil euros, e surge também na lógica da criação e de apoio a artistas locais.

O presidente explicou ainda que “a principal linha temática desta temporada é cidadania, trazendo temas urgentes da sociedade para cima de palco, investindo assim nos espetáculos e nas artes como momentos e caminhos para reflexão.”

O momento de apresentação da temporada serviu também para lançar a nova agenda do Teatro com a programação completa para os meses de setembro a dezembro de 2021, e que para além dos eventos no principal polo cultural da cidade traz informação sobre eventos organizados pela CMF “Fora de Portas”, nomeadamente no Cais do Carvão, Parque de Santa Catarina, Cine Teatro, Balcão de Cristal, entre outros. A agenda está disponível gratuitamente na bilheteira do Teatro.

Miguel Silva Gouveia terminou, afirmando:  “Conscientes dos desafios presentes e futuros, o Funchal continuará a impulsionar a valorização das artes e a evolução sustentada da atividade cultural no concelho. No brilhante caminho que tem sido trilhado nos últimos anos na Cultura da cidade, esperamos coroar, com todo o mérito, o Teatro Municipal Baltazar Dias como o quartel-general de um sonho, o sonho de sermos Capital Europeia da Cultura em 2027.”