Eleições Autárquicas Madeira

PPM diz que bipolarização entre PS e PSD é negativa para o Funchal

None

O candidato do PPM à presidência da Câmara Municipal do Funchal, Américo Silva Dias, disse hoje que a "tendência para a bipolarização" entre as coligações lideradas pelo PS e pelo PSD é um "aspeto negativo" para as eleições de domingo.

Américo Silva Dias afirmou, numa ação de campanha junto ao edifício dos Paços do Concelho, que as sondagens divulgadas na imprensa regional na última semana de campanha eleitoral demonstram uma bipolarização entre a coligação "Funchal Sempre à Frente" (PSD/CDS-PP) e a coligação "Confiança" (PS/BE/PAN/MPT/PDR), que lidera atualmente o município, mas com outra composição (PS/BE/MPT/PDR e Nós, Cidadãos!).

"Entendemos que estas sondagens são negativas, porque vão induzir as pessoas, necessariamente, a votar ou numa ou noutra candidatura", alertou, reforçando: "Entendemos que mandar estas sondagens cá para fora nestes termos, na última semana [de campanha eleitoral], é negativo para uma qualquer eleição."

O cabeça de lista do Partido Popular Monárquico sublinhou, por outro lado, que as coligações lideradas pelo PS e pelo PSD fizeram promessas que "não conseguem cumprir", pelo que o resultado eleitoral poderá ser diferente do resultado das sondagens.

"Esse é o sentido que temos do contacto com as pessoas", disse.

Américo Silva Dias afirmou que o PPM optou por relevar, durante a campanha eleitoral, as questões relacionadas com o meio ambiente, que considera ser o "mais importante" para o concelho do Funchal.

"O mais importante, nesta altura, resolver para a cidade é a construção de uma nova ETAR [estação de tratamento de águas residuais], de maneira que se resolva o problema do saneamento básico de uma vez", disse.

O candidato defende também a construção de uma central industrial de compostagem, para que todos os resíduos orgânicos sejam transformados e posteriormente utilizados na agricultura, evitando a compra adubos fora da Região Autónoma da Madeira.

Nas eleições autárquicas de domingo concorrem à presidência da Câmara Municipal do Funchal Miguel Silva Gouveia (coligação "Confiança" -- PS/BE/PAN/MPT/PDR), Pedro Calado (coligação "Funchal Sempre à Frente" -- PSD/CDS-PP), Edgar Silva (Coligação Democrática Unitária -- PCP/PEV), Bruno Berenguer (JPP), Raquel Coelho (PTP), Duarte Gouveia (Iniciativa Liberal), Tiago Camacho (Livre), Miguel Castro (Chega) e Américo Silva Dias (PPM).

O atual executivo camarário é composto por seis elementos da coligação "Confiança" (atualmente formada por PS/BE/MPT/PDR e Nós, Cidadãos!), quatro do PSD e um do CDS-PP.