Eleições Autárquicas Madeira

PPM diz que executivo do Funchal não cumpriu promessas nas zonas altas

Foto Arquivo
Foto Arquivo

O candidato do PPM à presidência da Câmara do Funchal, Américo Silva Dias, acusou hoje o executivo camarário, liderado pela coligação Confiança (PS/BE/PAN/MPT/PDR), de não cumprir algumas promessas nas zonas altas do concelho, como a legalização das casas.

"A Câmara Municipal aprovou, em setembro de 2018, a legalização das casas ilegais nas zonas altas da cidade e desde daí para cá devia ter sido feito o regulamento na Assembleia Municipal e ainda não foi feito", disse.

Américo Silva Dias falava no decurso de uma ação de campanha na freguesia de São Roque, uma das dez que compõem o município do Funchal e que se localiza nas zonas altas, onde focou três "grandes problemas": as casas de génese ilegal, as acessibilidades e o saneamento básico.

"Entendemos que isso [a legalização das moradias] é essencial, porque as pessoas necessitam de resolver a sua vida, de legalizar as casas, de vender as casas, de alugar, e, portanto, essa é uma das questões prioritárias", afirmou.

O cabeça de lista do PPM disse desconhecer o número de habitações que se encontra na condição de ilegal, mas sublinhou que basta olhar os "lombos da cidade para verificar que são milhares de casas".

O candidato do Partido Popular Monárquico à Câmara do Funchal realçou também o "mau estado" das acessibilidades nas várias freguesias que se estendem pelas zonas altas, como Monte, São Roque, São António e São Gonçalo.

"Só agora, à porta das eleições, é que a câmara está-se a preocupar em arranjar algumas estradas", disse Américo Silva Dias, salientando que "andam à pressa a fazer as obras", quando as deviam ter feito "ao longo do mandato todo".

O cabeça de lista do PPM alertou ainda para problemas ao nível do saneamento básico nas zonas altas, referindo que a rede é deficitária e, por isso, os esgotos correm por vezes a céu aberto nas ribeiras.

Na corrida eleitoral de domingo no Funchal concorrem Miguel Silva Gouveia (coligação Confiança -- PS/BE/PAN/MPT/PDR), Pedro Calado (coligação Funchal Sempre à Frente -- PSD/CDS-PP), Edgar Silva (Coligação Democrática Unitária -- PCP/PEV), Bruno Berenguer (JPP), Raquel Coelho (PTP), Duarte Gouveia (Iniciativa Liberal), Tiago Camacho (Livre), Miguel Castro (Chega) e Américo Silva Dias (PPM).

O atual executivo camarário é composto por seis elementos da coligação Confiança (PS/BE/MPT/PDR e Nós, Cidadãos!), quatro do PSD e um do CDS-PP.