Madeira

Câmara Municipal da Ponta do Sol requalifica cemitérios do concelho

None

A Câmara Municipal da Ponta do Sol requalificou os quatro cemitérios do concelho, um investimento municipal que ascende os 520 mil euros. 

Segundo a nota emitida pela autarquia, "trata-se do maior investimento na área da Gestão dos Cemitérios realizado num único mandato".

As intervenções de requalificação das infra-estruturas tiveram como objectivo a beneficiação dos pavimentos, a criação de escoamento de águas pluviais e a melhoria nas acessibilidades, "com melhorias ao nível dos projectos de serralharia, da distribuição de árvores, da criação e rearranjo de espaços ajardinados, de novas pinturas e da criação de pontos de água potável, entre outros", descreve o executivo autárquico. Todos os cemitérios do município passaram também a dispor de casas de banho públicas, que estarão abertas apenas durante as cerimónias fúnebres.

As obras de requalificação dos Cemitérios de Santo Amaro e da Madalena do Mar ficaram concluídas em 2020, já os Cemitérios de São Caetano e dos Canhas foram concluídos este ano. No Cemitério de São Caetano, além da requalificação das estruturas existentes, foram também introduzidas novas valências, nomeadamente a criação de zona de ossários e de columbários, bem como uma área com gavetões. O Cemitério dos Canhas também foi beneficiado com a criação de uma zona de ossários e columbários.

As novas valências já se encontram disponíveis a toda a população. Os serviços e preçários para estas novas opções são disponibilizados tendo por base os regulamentos municipais já existentes.

Para assinalar a entrada em funcionamento em pleno das infra-estruturas de São Caetano e dos Canhas, foi realizada uma pequena cerimónia religiosa em ambos os cemitérios. O evento foi conduzido pelos párocos responsáveis pelas paróquias por eles servidas e contou com a presença de populares e da presidente da Câmara Municipal da Ponta do Sol, Célia Pessegueiro. Durante a cerimónia, foi feita uma pequena visita pelos dois cemitérios, onde os párocos benzeram estes espaços renovados.