Eleições Autárquicas Madeira

Tânia Freitas propõe acompanhamento sénior 24h em Santana

Reabilitação habitacional para famílias carenciadas é outras da medidas de cariz social proposta pela candidatura do PS às autárquicas

None

 O apoio social é uma das principais bandeiras da candidata do PS à presidência da Câmara Municipal de Santana, para quem "a melhoria da qualidade de vida deve ser a missão principal de um executivo camarário". Entre as medidas propostas por Tânia Freitas estão: a criação do Balcão Sénior para acompanhamento ao domicílio e de uma bolsa de apoio à reabilitação habitacional para famílias carenciadas.

“Trabalhar com proximidade é saber ouvir as pessoas, reconhecer as suas dificuldades e agir para as mitigar. O projecto que lidero prima precisamente pela vontade de dar à população de Santana um concelho digno para viver, onde se sintam apoiados, cuidados e em segurança”, afirma a candidata.

A estratégia de apoio social de Tânia Freitas inclui propostas direccionadas "para todas as camadas da população", com particular foco "naquelas que se encontram em situação de maior fragilidade".

A criação do Balcão Sénior é um desses exemplos, argumenta. "Destinado à população idosa do concelho, o objectivo é prestar um apoio constante que inclui uma linha de contacto, disponível 24h por dia, todos os dias da semana, e visitas ao domicílio".

“Queremos combater o isolamento em que muitas destas pessoas se encontram, causado em grande parte pelo facto de os seus familiares se terem visto forçados a sair de Santana à procura de melhores oportunidades. Os idosos são um grupo ao qual devemos estar particularmente atentos pois, muitas vezes, descuram da sua saúde e deixam de cuidar de si por não terem condições de mobilidade ou alguém a quem recorrer”, reforça Tânia Freitas.

A habitação é outra das áreas a que a candidata do PS quer chegar através da criação de uma bolsa de apoio a famílias carenciadas na reabilitação das suas habitações e de um mecanismo de apoio no pagamento do IMI em função do rendimento do agregado familiar. Desta forma, a candidata acredita que será possível “não só dar mais condições de vida a quem precisa, mas também aliviar algumas das despesas que impactam o orçamento familiar.”

O programa de Tânia Freitas e do PS para Santana tem ainda prevista a implementação de um protocolo com associações especializadas para a promoção da saúde mental no concelho.

“A saúde mental é uma área cada vez mais importante nas sociedades e é urgente dar às pessoas as ferramentas necessárias para lidarem com esta questão, antes mesmo que evolua para quadros clínicos mais graves. Este é, na nossa opinião, um aspeto essencial para garantir os bem-estar das pessoas, em qualquer idade ou escalão social, e por isso será uma aposta do executivo que queremos criar”, remata a candidata.