Eleições Autárquicas Madeira

'Confiança' quer reforçar apoio nos medicamentos para idosos

Miguel Gouveia diz que ao actual executivo já gastou 1 milhão para ajudar mais de 3000 idosos do concelho

None

A candidatura da coligação 'Confiança' à Câmara Municipal do Funchal (CMF) foi recebida nas instalações da Santa Casa da Misericórdia do Funchal pelo respectivo Provedor, Jorge Spínola, num encontro com vista a auscultar esta instituição de referência do concelho no campo social.

Na ocasião, Miguel Silva Gouveia manifestou a disponibilidade da sua candidatura “para colaborar com a Santa Casa naquela que é a sua acção junto da população, embora as IPSS não sejam uma competência directa das autarquias". "O apoio à população idosa do concelho é, no entanto, uma medida-chave dentro do programa eleitoral da coligação 'Confiança', e é por isso que, no próximo mandato, contamos reforçar os apoios directos à compra de medicamentos para a população sénior", anunciou neste seguimento o recandidato.

O ainda presidente da CMF destacou também que "no ano passado", a apoio à aquisição de medicamentos representou "um investimento municipal de um milhão de euros, que ajudou mais de 3 mil idosos do concelho”.

Na sequência da visita de Miguel Gouveia e da restante equipa candidata à vereação às instalações da Santa Casa foram abordados também alguns projectos, como seja: "a criação de um novo Complexo Social, que será realizado com apoio do Plano de Recuperação e Resiliência, e que consiste na reabilitação, ampliação e modernização das instalações existentes, permitindo deste modo aproximar a população sénior do centro da cidade", e ainda "a implementação de um serviço de apoio domiciliário para apoio aos idosos, composto por uma equipa médica e de enfermagem".

Na reunião, a Santa Casa da Misericórdia do Funchal fez ouvir à candidatura várias dificuldades e preocupações, manifestando o seu apoio ao modelo desenvolvido nos Açores e Portugal Continental, "onde a gestão dos lares é privada, contando, em todo o caso, com apoios estatais e municipais, os quais são essenciais a este tipo de instituições".