Madeira

Funchal distinguido pelas boas práticas desportivas e sociais

None

O Município do Funchal foi galardoado, esta sexta-feira, 10 de Setembro, nos Paços do Concelho da Câmara Municipal de Faro, pela plataforma Cidade Social, com as distinções 'Município Amigo do Desporto' e 'Autarquia Solidária'. O Funchal foi ainda agraciado, na ocasião, com o 'Selo de Qualidade do Programa de Actividade Física Sénior'.

A vereadora Madalena Nunes representou a autarquia na cerimónia, onde realçou que “este é o sexto ano consecutivo em que o Funchal recebe a bandeira que reconhece as políticas e investimentos que o Município tem feito em prol do Desporto. Um trabalho que realizamos em parceria com as associações, clubes e atletas da nossa cidade, com o objectivo de realçar a importância da actividade física e de assegurar que a prática desportiva chega a todos os funchalenses".

O galardão 'Autarquia Solidária' vem, pela primeira vez, reconhecer as políticas de desenvolvimento social implementadas no Funchal, enaltecendo o trabalho realizado em prol da comunidade, nomeadamente através dos programas e apoios disponibilizados às famílias. O prémio destaca as medidas tomadas para minimizar os impactos da covid-19 junto da população mais vulnerável do concelho.

Dos programas desenvolvidos destacam-se o Fundo de Investimento Social, a Comparticipação de Medicamentos, o Subsídio Municipal ao Arrendamento, os Manuais Escolares gratuitos, as Bolsas de Estudo do Ensino Superior, o 'Mercado em Casa', o 'Funchal, Cabaz Vital', entre outros.

Relativamente ao 'Selo de Qualidade do Programa de Actividade Física Sénior', o município viu reconhecido o projecto 'Actividade Física, Saúde e Bem-Estar para a População +50', desenvolvido pelos Ginásios da CMF e destinado a toda a população acima dos 50 anos de idade. O programa promove a prática da actividade física regular, fomentando hábitos saudáveis de vida e combatendo o sedentarismo.

Estas distinções são o reconhecimento nacional pelo trabalho de excelência que a Câmara Municipal do Funchal tem colocado no terreno no âmbito da promoção do desporto e da actividade física com a população sénior, e também das políticas sociais implementadas por este Executivo que procuram promover a igualdade e a inclusão, não deixando ninguém para trás. vereadora Madalena Nunes