5 Sentidos

‘Conhecer o Teatro’ vem promover educação artística e prática teatral no Funchal

Oficinas de Teatro com o intuito de promover a educação artística e a prática teatral

None

A Associação Teatro Experimental do Funchal (ATEF) apresenta para os meses de Setembro, Outubro e Novembro três oficinas de teatro em três espaços distintos, sendo eles - o Cine Teatro de Santo António, a Junta de Freguesia de São Pedro e a Quinta Deão.

 ‘Conhecer o Teatro’ consistem em sessões formativas e interactivas para indivíduos com idade superior aos 15 anos, sem idade limite, baseadas na prática de educação artística e na prática teatral.

Cada sessão terá a duração de três horas, à excepção da última que será de quatro horas. Por oficina serão dadas oito sessões onde, em cada uma delas, haverá dois formadores a coordenar, Eduardo Luíz e Ester Viera. É de realçar que este projecto tem uma lotação máxima de 15 pessoas. Para poder participar numa das sessões basta aceder ao site oficial do Teatro Municipal Baltazar Dias e preencher o formulário de candidatura facultado.

A primeira Oficina de Teatro para a Comunidade decorrerá em Setembro, no Cine Teatro de Santo António entre os dias 15 e 17, 22 e 24 e 29 e 30, no horário das 18h30 até as 21h30.

A segunda, no mês de Outubro, será na Junta de Freguesia de São Pedro entre os dias 13 e 15, 20 e 22 e 28 e 29 também entre as 18h30 e as 21h30. Por fim, a terceira oficina, em Novembro, estará aberta ao público na Quinta Deão, pertencente à freguesia do Imaculado Coração de Maria, entre os dias 10 e 12, 17 e 19 e 25 e 26 no horário das 18h30 até as 21h30.

Conteúdos programáticos

- Educação artística (integração individual e colectiva, despertar dos sentidos, jogos criativos);

- Técnicas de voz/linguagem (colocação, projecção, articulação, respiração, efeitos de mudança de voz, expressão, intenções interpretativas, as sonoridades, o canto, os coros vocais no Teatro);

- Corpo e a comunicação corporal (o movimento, o gesto, a mímica, a postura, a comunicação, a interacção com o outro, os coros corporais);

- Montagem teatral/processos de construção (a leitura, a interpretação, a contracena, o improviso, a narrativa da memória pessoal, a teatralização de conteúdos de escrita individual, o espectáculo).