Madeira

Mais de dois milhões e meio para a prevenção de fogos florestais

Intervenções são financiadas pelo PRODERAM

Intervenção pretende minimizar o risco de incêndios florestais e diminuir a possibilidade de propagação
do fogo. 
Intervenção pretende minimizar o risco de incêndios florestais e diminuir a possibilidade de propagação do fogo. 

O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, acompanhado pela secretária regional do Ambiente e Alterações Climáticas, Susana Prada, visitou esta quarta-feira, 4 de Agosto, o Caminho dos Pretos, onde decorrem os trabalhos de recuperação florestal, implantação de uma faixa corta-fogo e a criação de uma rede de combate a incêndios.

O governante começou por explicar que a intervenção consiste em três frentes com o objectivo de minimizar o risco de incêndios florestais e diminuir a possibilidade de propagação do fogo naquela zona. 

A primeira frente pretende a recuperação de uma área florestal de 32 hectares, que estava repleta de espécies de fácil combustão como eucaliptos e acácias. A área está a ser regenerada com algumas plantas endémicas e espécies menos inflamáveis, como castanheiros, faia-das-ilhas, maçaroco e loureiro. Segundo o governante a intervenção tem previsão para estar concluída no fim de Setembro. Um investimento de 220 mil euros, financiados pelo PRODERAM.

A segunda frente contempla um depósito com capacidade para um milhão e 500 mil litros de água, "que irá servir uma conduta de incêndio com nove quilómetros, que abarca o Caminho dos Pretos e que vai até ao Palheiro Ferreiro", já com bocas de incêndio e um reservatório instalados, explica Albuquerque, destacando que a intervenção vem garantir o abastecimento de água caso haja incêndios florestais e vem diminuir a possibilidade de propagação do fogo naquela zona. A rede de combate a incêndios é um investimento de cerca de dois milhões e 350 mil euros, 85% financiado pelo PRODERAM.

A terceira frente corresponde à faixa corta-fogo, uma área de 640 hectares, em que 100 hectares foram doados por empresas privadas (EEM, Grupo Pestana, ETERMAR, Vinhos Barbeito, Grupo Sousa, Grupo Porto Bay, ARM e Grupo Blandy). A intervenção consiste no corte e substituição das espécies mais combustíveis. De acordo com o chefe do executivo madeirense, 280 hectares da área total já foram intervencionados. 

O presidente do Governo Regional aproveitou a ocasião para destacar o trabalho feito desde o inicio do ano na prevenção de fogos florestais e garante a funcionalidade do Plano Operacional de Combate a Incêndios Florestais (POCIF).

O POCIF está em execução, neste momento temos todo o patrulhamento está a ser feito, temos o helicóptero preparado e a funcionar com as respectivas equipas, as equipas multidisciplinares e as torres de incêndio foram recuperadas, temos os drones em funcionamento, o trabalho de prevenção está a ser feito, os bombeiros estão preparados, têm recebido material do mais moderno e mais eficaz no combate aos fogos, o corpo de guardas florestais está preparado, mas há factores aleatórios, nós temos feito todo o possível, não só em termos de prevenção, mas de preparação das forças de intervenção, neste momento esperamos que as coisas corram bem. Miguel Albuquerque, presidente do Governo Regional