Eleições Autárquicas Madeira

CDU denuncia desflorestação na Camacha, "um crime ambiental"

None

A CDU esteve esta terça-feira, 3 de Agosto, numa acção de contactos com a população da freguesia da Camacha, onde deu conta da desflorestação e dos negócios de 'madeireiros' que estão a acontecer no Sítio dos Casais de Além e no Sítio do Vale Paraíso, junto ao 'Camacha Shopping'.

Dírio Ramos, candidato da CDU à Câmara Municipal de Santa Cruz considera que a "atroz desflorestação não tem sentido nenhum de ser feita, até porque não tem qualquer identificação de futura edificação naquela localidade, sendo a zona denominada de 'Zona Verde' onde é proibida construção, nem existe indicação de qualquer abertura de uma acessibilidade corta fogo". 

 Na medida em que nada no PDM permite esta acção, nada na proteção civil está previsto para esta zona, nada foi devidamente publicitado, tudo isto gera confusão. Podemos dizer que isto cheira a corrupção e não há fumo sem fogo. E nós perguntamos, onde anda a fiscalização da CMSC? Onde está o 'bilhete de identidade' desta acção como se fosse qualquer obra municipal ou do Governo Regional? Sejamos claros, exigimos da parte da CMSC e do Governo Regional a cabal explicação do que está acontecendo. Assistir a um crime impávido e sereno é igual a cometê-lo. Esta opacidade, esta falta de comunicação com os cidadãos, é um crime que a CDU denuncia e que se exige medida imediatas e resposta atempada.  Dírio Ramos, candidato da CDU à Câmara Municipal de Santa Cruz 

Para a CDU o acto representa a destruição das florestas e dos espaços verdes do município, "é inqualificável e não pode passar impune", alerta o partido.

Não é a primeira vez que estas situações ocorrem. Muitas das vezes servem para beneficiar grandes negócios da venda de madeira, em que quer o Governo Regional, quer a a Câmara Municipal do JPP, fecham os olhos às negociatas, pois, para além da destruição em si, verificamos que as terras estão soltas e desprotegidas, e que com um grande dia de chuva, podemos ter grande deslizamento de terras, colocando em perigo pessoas e bens.  Dírio Ramos, candidato da CDU à Câmara Municipal de Santa Cruz 

O candidato considera ainda que a Câmara Municipal de Santa Cruz "não se preocupa com o bem estar do povo, no caso de surgimento de uma intempérie em que existam prejuízos e até vítimas a lamentar", Dírio Ramos alerta para a necessidade de informar a população sobre o que "se passa na Camacha e o motivo desta desflorestação", concluindo que "é necessário correr com o JPP da Câmara de Santa Cruz, um partido anti partidos que tudo tem feito para prejudicar as populações da Camacha!".