Madeira

Jardim recupera antiga Fundação do PSD

None

A notícia que faz a manchete do DIÁRIO desta quinta-feira aponta que Jardim recupera antiga Fundação do PSD. O antigo presidente social-democrata volta a ter na sua posse, 13 anos depois, a propriedade da sua antiga casa devido a dificuldades financeiras do Instituto Autonomia e Desenvolvimento. O imóvel, na Rua do Quebra Costas, foi comprado pelos filhos do ex-presidente da Região pelo menos preço por que foi vendido em 2008, 140 mil euros, numa transação que remonta já a Fevereiro de 2020. Acaba, assim, por cair por terra a ideia de fazer naquele espaço um museu dedicado ao ex-líder. Leia tudo na página 3.

Chamada à capa é, também, a notícia sobre a distribuição das muitas competências e tutelas que estavam nas mãos do vice-presidente Pedro Calado. Ora, a sua saída antes do tempo do elenco governativo leva a mudanças agitadas na orgânica que forçam cedências. Foi um processo difícil e que levou a negociações de última hora, tanto no Governo Regional, como no seio da coligação PSD/CDS, que suporta o executivo. Só mesmo antes da tomada de posse do novo secretário regional, Rogério Gouveia, é que tudo ficou claro. Na página 10 saiba quais foram os ‘berbicachos’ desta transição.

Na base da primeira página, há espaço para a política, com particular enfoque nas Eleições Autárquicas que acontecem a 26 de Setembro. Cotrim diz que a Madeira é pouco liberal. O líder nacional da IL (Iniciativa Liberal), partido que concorre apenas a algumas Câmaras da Região, projecta bons resultados para Machico e São Vicente.

Sobre as listas submetidas ao próximo acto eleitoral, sabia que a coligação PSD/CDS na Ponta do Sol só tem candidatos ‘laranja’? Na página 6 dizemos quem concorre pela coligação ‘Sempre pela Ponta do Sol’, que integra 90 pessoas, todas indicadas pelo PSD-M. Pelos vistos não havia quem se quisesse candidatar pelo CDS.

No desporto, dizemos-lhe que nove madeirenses já passaram pelo pódio do Rali Vinho Madeira. Vítor Sá e Ornelas Camacho foram os primeiros, em 2004. Desde então outros se seguiram, sendo Pedro Calado o madeirense que tem mais presenças entre os vencedores da prova rainha do automobilismo regional. São 11 vitórias num palmarés que tem muitas peripécias pelo meio. Nas páginas 16 e 17 saiba bem foram os restantes madeirenses a subir ao pódio.

E porque a pandemia ainda não acabou, como tantas vezes têm repetido as autoridades de saúde regionais, nesta edição não podíamos deixar de fazer a actualização dos números da covid-19. São 78 os casos activos no Porto Santo, num dia em que a Região registou 61 novas infecções, algo que já não acontecia desde dia 2 de Março. Mais de cinco meses depois o cenário repete-se, embora, agora, os figurinos sejam outros: jovens menores, de ambos os sexos. Nas páginas 12 e 13 fazemos as contas à pandemia e partilhamos consigo algumas observações.

Acompanha a jornada informativa desta quinta-feira em dnoticias.pt, ou através da TSF-Madeira, e fique a par de tudo o que se passa na Região, no País e no Mundo. 

Boas leituras!