492 anos de Misericórdia

No dia 5 de julho de 2021, a Santa Casa da Misericórdia de Machico, em secção solene, com a presença de varias entidades, celebrou mais um aniversário da sua criação e da sua ação.

Olhar para todos estes anos passados, recordamos a história dos momentos bons e difíceis, que está instituição viveu, mas ao mesmo tempo recordamos de forma especial todos aqueles que por ela passaram e já partiram.

Homens e mulheres que vieram de diversos locais, à procura de mãos que lhe dessem o carinho e o cuidado necessário, para viverem com dignidade os últimos anos da sua vida. Pois, se há um lema que sempre evidenciou está instituição, foi dar dignidade e condições de vida aos mais frágeis e desfavorecidos, praticando uma das várias obras de misericórdia.

Hoje, recordando toda a vivência e doação desta instituição, queremos realçar todo o trabalho feito pela comunidade local e também por aqueles que são acolhidos vindos de outras comunidades. Importa com certeza não esquecer o passado e agradecer todo o trabalho daqueles que estiveram a frente desta casa, mas também será necessário elogiar e agradecer o trabalho profundo que tem sido realizado nestes últimos cinco anos. Mesmo com fragilidades e dificuldades, o papel desta atual mesa administrativa da santa Casa Da Misericórdia de Machico, sob a orientação da Sra. Provedora Dra. Nélia Martins, tem sido de uma generosidade e entrega, e de uma constante prática das obras de Misericórdia.

Se a numerologia indica o número cinco como união e equilíbrio, estes cinco anos de mandato da atual Provedora, tem espelhado esta centralidade. Desde os funcionários aos utentes, tem crescido uma relação de amizade, doação e entrega. Talvez nos bastasse entender, que “não há dinheiro que pague ver um doente a dar comida a outro doente”. Ainda que não seja tudo perfeito, agradecemos todo o trabalho feito e toda a dedicação em prol desta instituição.

Talvez muitos tenham a dizer ou acrescentar, (“pois só se atiram pedras as árvores que dão fruto”) mas só no terreno poderemos constatar e sentir todo o amor e entrega, com que cada um exerce a sua missão.

Comemoramos 492 anos de história, de memórias profundas, por isso queremos agradecer cada pessoa concreta, que deu e continua a dar a vida por esta instituição.

O Capelão
Pe. Paulo Sérgio