Mundo

Presidente do Brasil confirma que indicará André Mendonça para o STF

None

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, confirmou hoje em reunião ministerial no Palácio da Alvorada que vai indicar André Mendonça, chefe da Advocacia-Geral da União (AGU), para uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF).

Segundo os 'media' brasileiros, Bolsonaro disse que indicará Mendonça para o lugar do juiz Marco Aurélio de Mello, que em julho sairá do tribunal devido a uma lei que determina a reforma compulsória dos juízes do STF quando completam 75 anos.

Advogado, pastor evangélico e ex-ministro da Justiça, Mendonça já era mencionado como possível indicado para o posto devido a alegações anteriores, por parte de Jair Bolsonaro, de que o novo ocupante do STF seria um jurista "terrivelmente evangélico".

Desde que declarou que a opção religiosa seria um dos critérios do Governo brasileiro para a escolha do próximo juiz do STF, as igrejas neopentecostais que apoiam Bolsonaro têm cobrado a designação para o tribunal.

Após o Governo brasileiro oficializar a indicação, o nome de Mendonça deverá ser submetido e precisará ser aprovado pelo Senado brasileiro antes de assumir o cargo.