Madeira

Há 27 anos a Porto Santo Line entrava no concurso para exploração da linha marítima entre o Funchal e o Porto Santo

No Canal Memória de hoje saiba o que foi notícia no DIÁRIO a 7 de Junho de 1994

None
DRABM

Há 27 anos o DIÁRIO noticiava que apenas uma entidade estava interessada na exploração da linha marítima para o  Porto Santo.

A 7 de Junho de 1994 o DIÁRIO dava conta que a Porto Santo Line foi a única empresa a apresentar uma proposta para fazer a ligação marítima entre as ilhas da Região Autónoma da Madeira. A proposta enviada contemplava o transporte integrado de passageiros e de carga. 

Na altura, em reacção à única proposta apresentada, o secretário regional da Economia e Cooperação Externa, Pereira de Gouveia, garantia ao DIÁRIO que: "o Governo só adjudica se os interesses públicos estiverem salvaguardados".

Face às especificidades da ligação marítima entre as ilhas, a Porto Santo Line apresentava uma proposta base e uma alternativa. A operação de transporte integrado de passageiros e carga era a proposta inicial, sendo apresentada também como alternativa o 'time-charter'. 

Naquele ano a Porto Santo Line demonstrava a intenção de substituir toda a sua frota por um navio misto, "devidamente adaptado às circunstâncias da linha marítima em causa".

7 de Junho de 1996

Dois anos mais tarde, o DIÁRIO noticiava a viagem experimental do Lobo Marinho entre o Funchal e o Porto Santo.

A ligação marítima levou perto de "milhar e meio de madeirenses" à 'Ilha Dourada'. A estreia vinha inaugurar a época balnear no Porto Santo, que naquele fim-de-semana recebeu centenas de turistas também por via aérea através do 'Shirt' de 36 lugares, que recorreu a voos complementares para fazer face à grande procura. 

Descarregue aqui a edição do DIÁRIO de 7 de Junho de 1994 e veja o que foi notícia nesta data

Descarregue aqui a edição do DIÁRIO de 7 de Junho de 1996 e veja o que foi notícia nesta data