Madeira

Desemprego aumenta 13,9% na Madeira

Dados de Maio revelam que a Região continua a liderar aumento do desemprego no País, apesar de o número de desempregados ter baixado face ao mês de Abril.

None

Dados oficiais confirmam recuperação mais lenta na Madeira. O Algarve, outra região turística, registou a maior queda no desemprego, a nível nacional, face ao mês anterior.

O desemprego registado na Madeira atingiu, no fim de Maio, um total de 19.897 pessoas. Um aumento de 13,9% face ao período homólogo de 2020. Em relação ao mês passado registou-se nova descida de 1,4%, depois de em Abril os números também terem caído 1,2%. Os dados são adiantados pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP). 

Apesar de a Madeira estar, agora, abaixo dos 20 mil desempregados, foi a região do País onde se registou a descida mais tímida , tanto em relação ao período homólogo, como em relação ao mês de Abril. A outra região em que se verificou um aumento face a Maio de 2020 foi a de Lisboa e Vale do Tejo, com 4,2%. 

Já o Algarve, que ocupava o segundo lugar da tabela em Abril, com uma subida de desempregados registados de 22,3% face ao período homólogo, teve, em Maio, uma descida de 3,9% em relação ao mesmo período de 2020 e de 17,6% face ao mês de Abril. O Algarve foi a região com a maior descida face ao mês anterior, a nível nacional.

A nível global os registos de desempregados, em Maio, caíram 5,1%, para 402.183. É o nível mais baixo desde Novembro do ano passado.