Madeira

União anunciou criação de clube de futebol no Brasil há 20 anos

No Canal Memória de hoje veja o que foi notícia no DIÁRIO a 2 de Junho de 2001

None

‘Madeira Futebol Clube’ foi o nome escolhido pelos dirigentes do Clube Futebol União para a criação de uma colectividade irmã no Rio de Janeiro. O “ambicioso” projecto de Jaime Ramos e António Lopes foi manchete da edição do DIÁRIO há exactamente 20 anos.

A notícia assinada pelo jornalista Duarte Azevedo avançava que o novo clube já tinha estatutos preparados, seria propriedade do Clube Futebol União e da União SAD e a equipa vestiria de azul e amarelo. Até já estava alugado um campo, o qual deveria ser baptizado com o nome de Valdir Pereira, também conhecido por ‘Didi’, uma velha glória do futebol brasileiro. Os responsáveis unionistas só estavam a aguardar o esclarecimento da legislação brasileira para colocar em actividade o novo clube, um projecto que perspectivavam como “altamente rentável”.

Duas décadas depois, nada parece sobrar dos planos dos dirigentes desportivos insulares. Tanto o Clube Futebol União como a União SAD arrastam-se em processos de insolvência. Jaime Ramos e António Lopes afastaram-se, não só das lides desportivas como em termos pessoais. No Brasil existe, sim, um clube com o nome da nossa Região. É o Ilha da Madeira Futebol Clube, mas está sediado em São Paulo e compete nas divisões do futebol amador.

Descarregue aqui a primeira página e a notícia de desporto da edição do DIÁRIO de 2 de Junho de 2001.