Madeira

Cláudia Monteiro de Aguiar diz que é tempo de "unir esforços em prol do Turismo"

None

A convite do presidente do Comité das Regiões, Apostolos Tzitzikostas, a eurodeputada do PSD Cláudia Monteiro de Aguiar participou, hoje, dia 7 de Maio, na 144º sessão plenária desta instituição, para discutir a recuperação do sector do Turismo e Viagens.

No debate estiveram presentes a Ministra da Agricultura, Regiões e Turismo da Áustria, a Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques e a Presidente da Associação representativa dos hotéis na União, Jens Zimmer Christensen.

Cláudia Monteiro de Aguiar, presidente da 'Tourism Task Force' do Grupo Popular Europeu e relatora da estratégia da União para o Turismo Sustentável, destacou, na ocasião, a importância “de todas as instituições europeias estarem unidas para encontrar soluções tendentes a apoiar a recuperação do Turismo”.

Na senda da recuperação e da transição digital e verde, Cláudia Monteiro de Aguiar, sublinhou que “nenhuma região deve ficar para trás”. Por isso, vincou, “precisamos de cumprir com o tratamento diferenciado para as regiões ultraperiféricas".

"A sua economia frágil com constrangimentos permanentes, como a questão das acessibilidades, devem traduzir-se em apoios financeiros a estas regiões”, reiterou a madeirense.

Por último, observou que “a recuperação da União Europeia, tal como na crise de 2009, não se fará sem o turismo, em particular em países como Portugal, Espanha, Grécia e Itália”. É, por isso, "crucial que o processo de vacinação continue célere e que o certificado europeu covid-19 entre em vigor para que a recuperação do sector do turismo e viagens se inicie já este Verão”, rematou.

Refira-se que, no debate, Cláudia Monteiro de Aguiar ainda frisou ser tempo de colocar em prática as propostas aprovadas, pelo Parlamento Europeu, no relatório da sua autoria “Estabelecer uma estratégia da União para o turismo sustentável” e, que para isso, conta com a Comissão Europeia, o Comité das Regiões e os Estados-Membros.