Verdade Desportiva

Para quem não sabe a 1.ª Liga e a 2.ª Liga, têm 18 clubes cada uma e ao fim de 34 jornadas descem os dois últimos da 1.ª à 2.ª Liga e sobem à 1.ª os dois primeiros da segunda.

Na época 2019/2020 toda a gente sabe o que aconteceu. A 1.º Liga foi obrigada a cumprir o calendário, isto é, as 34 jornadas com sacrifício de alguns clubes com jogadores infetados porque estava em jogo os milhões da Champions e da UEFA.

O mesmo não aconteceu no que respeita à 2.ª Divisão (2.ª Liga) que acabou logo à 24ª jornada. O que se passou também é do conhecimento geral. A Liga “agarrou” nos dois primeiros classificados e fê-los subir à 1.ª Liga quando havia outros clubes que se fossem cumpridas as 10 jornadas em falta, poderiam chegar aos 1.ºs e 2.ºs lugares e assim serem eles a subir de Divisão em detrimento do clube da Choupana e do Farense.

Daqui se conclui que a verdade desportiva foi adulterada e que os clubes subiram na secretaria via Covid- 19.

Quando era miúdo a minha avó dizia muitas vezes que “ Deus não castiga nem com pau nem com pedra”. Como acredito nos ditados antigos, penso que houve ali uma mãozinha divina que fez regressar os dois clubes à procedência.

Celestino Fernandes
Sócio 53 do CSM