5 Sentidos

Festival da Canção Infantil da Madeira celebra 40 anos

None

À semelhança do que aconteceu no ano passado, o 40.º Festival da Canção Infantil da Madeira (FCIM) 2021 será produzido em estúdio e depois transmitido pela RTP-Madeira. Vedadas ao público, as gravações têm lugar a 11 de Abril, no Centro de Congressos da Madeira, num evento que é organizado pela  Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia e operacionalizado  pelo Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira. 

 Seguindo o formato habitual, o FCIM conta com a participação de 12 canções inéditas, interpretadas por 14 crianças com idades entre os 6 e os 10 anos e com a direcção musical do coro pela maestrina Zélia Gomes. As temáticas são direcionadas ao público infantil e "com cariz pedagógico, trazendo sonhos, inspirações e muita alegria", lê-se no comunicado enviado para a redacção.

"Embora alguns conteúdos do alinhamento estejam, previamente, preparados em vídeo - caso algum dos artistas se veja em situação de confinamento obrigatório -, todos os solistas e coralistas interpretarão os temas ao vivo, como já é habitual neste evento", adianta ainda a mesma nota.

O presidente do Conservatório, Carlos Gonçalves, liderará o jurí, composto ainda por Andreia Jardim, vencedora da edição de 1983, Cristina Barbosa, vencedora da edição de 1987, Lígia Brazão, autora de várias canções participantes no FCIM e Natacha Aguiar, vencedora da edição de 2014.

Esta edição do Festival da Canção Infantil da Madeira conta com o papel fundamental de parceiros que se associaram à organização, sem os quais muita coisa deixaria de ser concretizada. Por tal facto, a organização do 40.º Festival da Canção Infantil da Madeira agradece aos seguintes parceiros e apoios: RTP-Madeira, Netcriações, JM, Secretaria Regional do Turismo e Cultura (Direcção Regional da Cultura, Direcção Regional do Turismo, Mudas.Museu e Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira), Flow, Fnac, Porto Santo Line, Casino da Madeira, Câmara Municipal de Machico, Unicef-Portugal e Aki.