Madeira

Criação de um fundo regional de desenvolvimento era notícia há 40 anos

No Canal Memória de hoje reveja as notícias que tiveram destaque no DIÁRIO de 29 de Março de 1981

None

No DIÁRIO de 29 de Março de 1981, a notícia em destaque era a criação de um fundo de desenvolvimento regional para a Madeira. A novidade era avançada pelo então presidente do Governo Regional, Alberto João Jardim, no regresso de uma deslocação a Lisboa. 

"Será criado na Madeira um Fundo Regional de Desenvolvimento. alimentado pelos Orçamentos Regional e Geral do estado e ainda através de créditos externos", dizia o chefe do executivo à chegada ao Aeroporto da Madeira. "Está aceite , tanto pelo Conselho de Ministros, como pelo Govemo Regional que o montante orçamental previsto para a Madeira não é suficiente para fazer face aos investimentos de que a Região carece", acrescentava ainda na altura.

No DIÁRIO de há quatro décadas era também destaque a situação laboral na Polónia que parecia estar em vias de ser solucionada, assim como as conclusões do congresso nacional do CDS, com Freitas do Amaral, então presidente do partido, a afirmar que o partido tinha "condições excelentes para crescer e reforçar a sua posição".

Na Região, era notícia o congresso do PS e o apoio do então líder do PS-Madeira, Emanuel Jardim Fernandes, à moção do Secretariado. "Não devemos confundir propostas e orientação política com a escolha incontestada de Mário Soares", afirmava em entrevista ao DIÁRIO.

Destaque ainda para o jogo que se iria realizar nos Barreiros, naquele dia, entre Nacional e FC Porto, no âmbito da Taça de Portugal.

Descarregue aqui a edição do DIÁRIO de 29 de Março de 1981 e recorde estas e outras notícias de há 40 anos