Mundo

Meio milhar de civis e dezenas de menores mortos por forças de segurança Rangum

None
Foto EPA

Cerca de 543 civis, incluindo mais de 40 menores, foram mortos pelas forças de segurança em Myanmar que têm vindo a reprimir a oposição ao novo regime militar desde o golpe de Estado de 01 de fevereiro, disse a Associação de Assistência aos Prisioneiros Políticos (AAPP).

O número de crianças e adolescentes mortos duplicou nos últimos 12 dias, disse a ONG Save the Children: "É particularmente horrível que muitas delas tenham sido mortas nas suas casas, onde deveriam ter estado a salvo de danos".

É provável que o número de mortos seja muito mais elevado. Mais de 2.700 pessoas foram presas e muitas mantidas incomunicáveis sem acesso à família ou a advogados, estando desaparecidas. Em Rangum, a capital económica, os residentes deitaram flores nas paragens de autocarros e noutros locais públicos em memória dos "mártires".

O derramamento de sangue dos últimos dias provocou um novo coro de protestos internacionais.

Após dois dias de difíceis negociações, o Conselho de Segurança da ONU manifestou a sua "profunda preocupação perante a situação em rápida deterioração", condenando "veementemente" a violência, através de uma declaração conjunta.

Alguns membros, incluindo os Estados Unidos e o Reino Unido, apelaram a um texto mais forte que previsse "novas medidas", no caso de uma maior deterioração da situação, numa referência vaga à possibilidade de sanções internacionais.

Mas a China, um aliado tradicional do exército de Myanmar, opõe-se categoricamente a quaisquer medidas coercivas, tal como a Rússia, que até quer aprofundar a sua cooperação militar com o regime.

Os Estados Unidos e o Reino Unido já sancionaram conglomerados controlados pelos generais, mas estes últimos estão a fazer "orelhas moucas" e continuam a sua retaliação.

Estão também a apertar o seu controlo judicial sobre a antiga líder Aung San Suu Kyi, que se encontra incomunicável desde 01 de fevereiro, mas "de boa saúde", segundo os seus advogados.

A Prémio Nobel da Paz de 1991 é acusada de corrupção e de violar uma lei sobre segredos de Estado que data da era colonial. É também acusada de vários outros delitos. Se for condenada, enfrenta vários anos de prisão e pode ser banida da política.

Mya Aye, antigo líder do movimento Democracia da Geração 88, está a ser processado por incitamento à prática de crimes, disse o seu advogado à agência AFP.

A revolta popular de 1988 foi reprimida pelo exército, resultando em cerca de 3.000 mortes.