Turismo País

Turismo de luxo coloca Portugal na oitava posição como destino pós-covid

None

Portugal é o oitavo destino preferido pelos viajantes de luxo, para viagens pós-covid, estando atrás do Reino Unido que é líder nesta escolha, Itália (2.º), Espanha (3.º), França (4.º), Grécia (5º), Estados Unidos (6º) e Caraíbas (7º).

Este é o principal resultado do último estudo da Condé Nast Johansens sobre os hábitos de férias de luxo previsto para depois da pandemia que foi realizado entre os mais de 95.000 assinantes da sua newsletter, no período compreendido entre 19 de Janeiro e 1 de Fevereiro de 2021.

O estudo mostra que na hora de planear as próximas férias, a grande maioria declara querer partir em Setembro, sendo Junho e Maio a segunda e terceira opções. As longas estadias ou escapadelas de fim-de-semana foram preteridas pelos viajantes de luxo que escolheram, por ordem de preferência, períodos de férias de 14, 10 e de 7 noites.

Os viajantes de luxo têm definidas três grandes prioridades antes de concretizar uma reserva: o destino tem de ser totalmente reembolsável em caso de cancelamento até à última hora, assim como flexibilidade nas marcações e alterações das estadias. Tal como acontecia antes da pandemia, a excelência no serviço, a gastronomia e uma boa reserva de vinhos são também essenciais na hora de decidir, embora a ordem de prioridades tenha sido alterada, indica o mesmo estudo.

A pandemia alterou ainda a exigência no que diz respeito à higiene das unidades hoteleiras, embora seja sempre um item a ter em conta. Nesta matéria, 71% dos viajantes de luxo exigem “uma declaração formal da unidade hoteleira no seu website confirmando que cumpre a normativa local quanto à higiene e distanciamento social”.

Em igual percentagem, os inquiridos também salientam que deve haver “dispensadores de álcool-gel em todas as áreas públicas do hotel”.

Para 68% dos participantes no inquérito, é essencial que os interruptores, cartões de acesso aos quartos, controle remoto da televisão e maçanetas dos armários e das portas sejam limpos e desinfectados diariamente.

Há ainda 47% dos inquiridos que dão valor ao hotel que tenha aplicações que restrinjam o contacto físico na altura do check-in, numa reserva no restaurante ou numa sessão de spa, entre outros exemplos.

Cientes da importância de práticas sustentáveis, são cada vez mais os viajantes de luxo que avaliam as práticas de sustentabilidade implementadas nos hotéis. A redução dos resíduos e incentivo à reciclagem, a manutenção sustentável dos jardins, gestão dos recursos de água, incorporação de menus sustentáveis com base em produtos orgânicos e a disponibilidade de garrafas de água reutilizáveis que não sejam fabricadas em plástico são algumas das preocupações dos viajantes de luxo.