Coronavírus Madeira

Dados do último trimestre de 2020 evidenciam efeitos negativos da pandemia na Madeira

Direcção Regional de Estatística da Madeira divulga boletim relativo ao 4.º trimestre do ano passado

None

O boletim trimestral relativo ao 4.º trimestre de 2020 divulgado esta tarde pela Direcção Regional de Estatística da Madeira revela como, nesse período, a Região continuou a ser penalizada pelas adversidades económicas geradas pelas medidas de contenção e controlo da pandemia de COVID-19.

"A magnitude da queda da atividade económica na Região Autónoma da Madeira (RAM), no período em análise, é evidenciada pelas quebras homólogas, verificadas em grande parte dos indicadores económicos e traduzida igualmente pelo desempenho do Indicador Regional de Atividade Económica (IRAE), que manteve a tendência de queda ainda que menos acentuada que no trimestre anterior", sublinha a DREM.

Entre os dados agora compilados no Boletim Trimestral, a DREM recorda que no 4.º trimestre de 2020, a taxa de desemprego regional fixou-se nos 10,7%, o que representa um aumento trimestral de 2,1 pontos percentuais (p.p.) e homólogo de 3,7 p.p.. 

No que se refere à taxa de inflação média registada pelo Índice de Preços no Consumidor (IPC) nos últimos 12 meses, em 2020 foi de -1,4%.

"De acordo com os dados da SIBS, os levantamentos adicionados às compras através de terminais de pagamento automático registaram, no trimestre em análise, uma quebra em termos homólogos de 4,2%, menos acentuada que a observada a nível nacional (-9,3%). No ano de 2020 este indicador recuou 10,3% na RAM", refere a DREM

Já no que se refere, ao saldo entre sociedades constituídas e dissolvidas na Região, este foi positivo no período em referenência (+94 sociedades), pois o número de constituições de sociedades (312) com sede na Região Autónoma da Madeira foi maior que o número de dissoluções (218). "A dinâmica na constituição e dissolução de sociedades foi superior à do período homólogo. No cômputo anual, a RAM teve um saldo positivo de 308 sociedades".

Banana e Vinho em queda

No sector da agricultura, a DREM refere que a comercialização de banana na primeira venda, no 4.º trimestre de 2020, registou uma variação negativa face a idêntico trimestre do ano anterior (-11,4%), o que contribuiu, para a queda anual de 2,0%.

Ao invés, a produção de ovos cresceu 42,9% face ao mesmo trimestre de 2019, o que impulsionou uma variação anual positiva de 4,2%.

Por sua vez, o abate de frango caiu 9,9%, o que não impediu um crescimento anual de 8,9%, mas já no que se refere ao valor da pesca descarregada, este aumentou 8,0% em termos homólogos.

Já a  comercialização de vinho “Madeira” verificada no 4.º trimestre de 2020 registou uma variação negativa na quantidade (-16,8%) e no valor (-23,8%). O balanço anual também seguiu a mesma tendência com perdas de 17,0% e 21,6% na quantidade e no valor de primeira venda, respectivamente.

Menos 67,5% de passageiros 

Nos últimos três meses do ano, o movimento de passageiros nos aeroportos da Região (Madeira e Porto Santo diminuiu 67,5% em termos homólogos, em linha com as dormidas e os proveitos totais no alojamento turístico que recuaram 65,6% e 65,9% face ao mesmo trimestre do ano anterior, respetivamente.

No ano de 2020, o movimento de passageiros nos aeroportos caiu 65,2%, revelando as dormidas e os proveitos totais, por esta ordem, quebras de 66,1% e 68,1%. Por sua vez, no 4.º trimestre de 2020, o movimento de mercadorias nos portos caiu 7,3% em termos homólogos, recuando 10,4% no ano.