Madeira

Motivos de orgulho

None

Boa noite!

Como hoje é quarta-feira, abre-se o livro de elogios que estreamos a 10 de Março neste espaço.

É bom saber que:

. O insulto tem os dias contados. As atitudes repugnantes configuram crime e o julgamento será severo se as autoridades actuarem em tempo útil. Em boa hora a comissária para os Direitos Humanos do Conselho da Europa elaborou o memorando no qual revela “profunda preocupação” com o aumento do ódio racial em Portugal. Alguém vai ter que agir, com urgência.

. Na Comissão encarregue de organizar as cerimónias do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas - que se realizam a 10 de Junho no Funchal e, depois, em Bruxelas -, vão estar envolvidas duas madeirenses: a presidente da comissão, Carmo Caldeira e a Chefe do Protocolo do Estado. Clara Nunes dos Santos. Estamos orgulhosos da nomeação feita pelo Presidente da República, mais uma vez, atento aos detalhes que valorizam méritos.

. A prestação de apoio a pessoas em situação de pobreza extrema, que não pára de crescer, está a ser encarada de forma séria pelas diversas forças partidárias. Lemos que quase todas - o PSD não se pronunciou, porventura por estar focado noutras lutas – exigem assertividade na ajuda social. Entendemos o alerta como medida preventiva numa terra em que facilmente se desviam verbas para fins bem distintos dos que motivaram a sua atribuição.

. A Direção Regional de Saúde e a Direcção Geral de Saúde finalmente acertaram o passo e, ontem, coincidiram no número de novos casos positivos de covid-19 na Região. Não há mal que sempre dure ou foi sol de pouca dura?

. Apesar da pandemia, os vinhos da Blandy´s Madeira continuam a dar dimensão global à ilha. Desta vez, o Malvavia e o Verdelho de 10 anos foram distinguidos na 8.ª edição dos Sakura - Japans Women Wine Awards, na categoria de vinhos fortificados, recebendo os prémios: Grand Prix of Best Fortified Wine, Double Gold Medal e ainda uma Gold Medal. A excelência do trabalho do enólogo Francisco Albuquerque continua a dar frutos.

. Os apreciadores de turismo de natureza devem visitar os arquipélagos da Madeira e dos Açores. A sugestão é dada pelos utilizadores do 'site' European Best Destinations. Se os seis milhões de viajantes por ano que visitam esta plataforma consideram as ilhas como locais imperdíveis é porque há atributos que ainda se mantêm activos na memória de turistas ávidos do regresso às experiências impactantes.

. O agente policial João Ramos arriscou a vida para salvar, no Dia do Pai, uma turista e um guia em apuros no litoral da Ponta do Sol. Ainda há heróis que têm gestos redentores sem premeditação mediática. Num mundo em que muitos fazem por aparecer, muito à custa da desgraça alheia, há quem destoe, afirmando-se preferencialmente pela “superior abnegação e valentia”.