Mundo

Rússia preocupada com número crescente de vítimas em Myanmar

None

O Kremlin expressou hoje preocupação com o crescente número de vítimas civis em Myanmar, onde a junta que tomou o poder a 01 de fevereiro tem reprimido violentamente os protestos com balas reais e detenções.

"Estamos preocupados com a informação vinda de lá, que indica um número crescente de vítimas entre a população civil", disse o porta-voz da presidência russa, Dmitry Peskov, durante o seu 'briefing' diário.

Peskov também considerou "alarmante" a situação em Myanmar (antiga Birmânia), depois de, na quinta-feira, terem sido mortos mais manifestantes.

Estas declarações marcam um endurecimento do tom da Rússia, dois dias depois de o Conselho de Segurança da ONU ter condenado "veementemente" a violência contra os manifestantes anti-golpe, e a China ter criticado a junta militar no poder.

O golpe militar, no dia 01 de fevereiro, atingiu a frágil democracia de Myanmar depois da vitória do partido de Aung Sang Suu Kyi nas eleições de novembro de 2020.

Os militares tomaram o poder alegando irregularidades durante o processo eleitoral do ano passado, apesar de os observadores internacionais terem considerado a votação legítima.

Desde então, milhares de pessoas têm-se manifestado contra o golpe militar, sobretudo na capital económica, Rangum, e em Mandalay, a segunda maior cidade do país, e cerca de 80 pessoas já morreram nos protestos e mais de 1700 foram detidas.

Nas últimas semanas, os generais birmaneses têm intensificado o recurso à força para enfraquecer a mobilização a favor do regresso do Governo civil, com milhares de pessoas a descerem às ruas em desfiles diários.