Coronavírus Madeira

17% dos polícias da Madeira já foram vacinados

128 elementos com mais idade e afectos ao patrulhamento e à fiscalização e controlo de infectados, foram considerados prioritários

None
ASPRESS

Comandante regional da PSP garantiu que seria o último a receber a vacina na corporação

Perto de um quinto dos polícias do Comando Regional da PSP já foi vacinado, ontem na Madeira, contra a Covid-19. Foram os primeiros agentes daquela força de segurança a serem inoculados no país devido ao SARS-CoV-2.

Segundo apurou o DIÁRIO, ao todo foram vacinados, nas instalações do Serviço Regional de Protecção Civil, na Cancela, na zona Este da cidade do Funchal, 128 polícias: 64 no período da manhã a os restantes 64 à tarde.

Tal corresponde a sensivelmente 17% do contingente policial. Para esta primeira fase da vacinação, foram seleccionados como prioritários os operacionais com mais idade e que estão na linha da frente da fiscalização de infectados, assim como os agentes ligados ao patrulhamento, que lidam diariamente com os serviços de emergência e com situações de maior risco.

Na ocasião, o comandante regional da PSP, Luís Simões, agradeceu a disponibilidade do Governo Regional que promoveu esta campanha de vacinação aos polícias - pioneira no país - e garantiu que seria o último elemento da corporação a receber a vacina.

A segunda dose da vacina que deverá ser ministrada aos 128 polícias já tem data prevista: dia 24 de Fevereiro.

Contactado pelo DIÁRIO, o dirigente do SPPOL, João Branco, expressa em nome do Sindicato e de todos os profissionais da PSP o agradecimento ao Comando Regional da PSP e “especialmente ao SESARAM por ter disponibilizado as vacinas e os profissionais de saúde para as administrar, bem como à Protecção Civil da Madeira pela parte logística”.

O dirigente sindical aplaude o critério adoptado nesta priorização – em função dos serviços operacionais e da idade.

Seguem-se os operacionais da PSP de outras áreas, como do trânsito e serviços administrativos que têm menos contacto com terceiros, cuja inoculação deverá ocorrer após o dia 15 deste mês, data prevista para a chegada das 5.850 doses da vacina Pfizer.

Fechar Menu