Madeira

Ondas podem chegar aos 5 metros na costa sul da Madeira

None

A Capitania do Porto do Funchal acaba de actualizar o aviso de agitação marítima forte para as próximas horas, destacando-se o agravar da ondulação, tanto para a costa norte como para a costa sul, onde as ondas podem atingir os 5 metros.

De acordo com a nota, a Capitania recebeu do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) a actualização da situação geral do estado do tempo (vento e mar) para a orla marítima, até às 0600 horas locais de amanhã, 24 de Dezembro, referente ao Arquipélago da Madeira.

Assim, as primeiras horas deste dia em vésperas de Natal será marcado por vento a variar entre o fraco a bonançoso, tornando a Sudeste do quadrante Oeste, ainda bonançoso, mas já moderado a fresco a partir do final do dia.

A visibilidade será boa a moderada, o que acaba por resultar no cancelamento do aviso de má visibilidade emitido ontem à tarde.

Quanto à ondulação, na costa norte estará inicialmente nos 2 a 3 metros, aumentando gradualmente para 4 a 5 metros na parte mais Oeste.

Já na costa sul, as ondas virão de Oeste/Sudoeste entre 2 a 3,5 metros, sendo na parte mais a Oeste da ilha poderão atingir entre 3,4 e 5 metros de altura.

A anterior previsão, emitida ao final da tarde de ontem, já apontava para ondas até 5 metros na costa norte, mas apenas aos 3,5 metros na costa sul, sendo por isso de esperar um agravar do estado do tempo no mar, sobretudo exigindo maiores cautelas nas horas de maré cheia.  

A Capitania recomenda que os proprietários ou armadores das embarcações tomem as devidas precauções para que estas permaneçam nos portos de abrigo.