Madeira

USAM defende aumento do salário mínimo nacional em 90€

A União dos Sindicatos da Madeira não dá a sua concordância “à política dos baixos salários geradores do empobrecimento dos trabalhadores e suas famílias”

None

Afirmando que o aumento do salário mínimo nacional para 2021 ficou “aquém das necessidades dos trabalhadores”, a USAM defende a proposta da CGTP de aumentos dos salários mensais em 90 euros, para os 850 euros, a curto prazo. Lembra que “estudos recomendam que o valor do salário deveria ser de 1.136€, para fazer face às despesas dos trabalhadores.”

A Região Autónoma da Madeira está em primeiro lugar do País com os mais altos níveis de pobreza, situação que deve merecer uma maior atenção para estas questões, nomeadamente na decisão das actualizações da contratação colectiva, com o aumento dos salários e do SMR. Devido ao bloqueio à negociação colectiva, muitas convenções colectivas de trabalho têm tabelas salariais estagnadas, e os trabalhadores qualificados e mesmo com carreiras profissionais longas estão a auferir os salários pelo valor do SMR. Estando-se assim a tornar um Portugal e uma Região de salários mínimos. USAM

Assim, a USAM acredita “urgente” a intervenção do Governo na promoção da negociação colectiva, assim como na actualização da PRT para os trabalhadores administrativos. A União deu conhecimento ao Governo Regional da carta reivindicativa aprovada no XII Congresso, que, no que se refere ao aumento do SMR, propõe o valor de 7,5% para fazer face aos custos da insularidade.