Madeira

IPMA reforça avisos de chuva e vento e alarga 'alerta' ao mar

None

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) acaba de actualizar os alertas de mau tempo para a Madeira

O aviso amarelo para a chuva, que esta manhã se limitava à costa Sul e às zonas montanhosas, foi, agora, alargado pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) à costa Norte e ao Porto Santo. Toda a Região passa a estar sob aviso amarelo para a precipitação, em períodos diversos, nos próximos dias.

A velocidade do vento também motiva alerta amarelo, que se estende, agora, também, ao mar, com ondas de quatro metros.

Confira aqui os novos alertas amarelos emitidos pelo IPMA pouco antes das 17 horas de hoje.  

Costa Sul

Na costa Sul, há aviso amarelo para a chuva, que poderá ser forte, sobretudo entre as 21 horas de amanhã e as 15 horas de domingo. As previsões passam a períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada, entre as 18 horas de domingo e as 15 horas do dia seguinte, segunda-feira, mantendo-se o alerta da mesma cor.

O aviso amarelo é extensivo ao vento, que entre as três horas da madrugada e o meio-dia de domingo deverá soprar forte de sudoeste, com rajadas até 75 km/h, em especial nos extremos Leste e Oeste da Ilha. A partir das 21 horas de domingo, até às três da madrugada de segunda-feira, o aviso de vento forte de sudoeste, com rajadas até 75 km/h, é alargado a toda a ilha da Madeira.

No mar, ainda na costa Sul, conte com ondas de Oeste com quatro metros, entre as 6 horas da manhã e as 18 horas de domingo, situação que motiva, também aqui, aviso amarelo por parte do IPMA.

Costa Norte

Na costa Norte há aviso amarelo para a precipitação, entre as 18 horas do dia 19 de Dezembro e as 15 horas do dia 20, com períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada.

No mar do Norte, a agitação marítima com aviso amarelo deverá potenciar ondas de Oeste com quatro metros, das 6 da manhã e as 18 horas do próximo domingo.

Regiões montanhosas

Nas regiões montanhosas, a chuva com aviso amarelo está prevista entre as 21 horas de amanhã e as seis da manhã do dia seguinte. Voltando com mais força, entre as 18 horas de domingo e as 15 horas de segunda-feira, com períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada.

O vento, nas zonas montanhosas, soprará forte de Sudoeste, com rajadas até 95 km/h, sobretudo entre as três horas da madrugada e as 12 horas de domingo. Este cenário de aviso amarelo repete-se entre as 21 horas de domingo e as três da madrugada de segunda-feira.

Porto Santo

Na Ilha Dourada, o mau tempo chegará na noite de domingo para segunda-feira. Entre as 21 horas de domingo (19 de Dezembro) e as 6 horas da manhã de segunda-feira (20 de Dezembro), o Porto Santo sentirá períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada.