Madeira

Avião da TAP obrigado a grande desvio à partida da Madeira para fugir ao mau tempo

Aeronave com destino a Lisboa voou 15 minutos ‘fora da rota’

None
Imagem Flightradar24

O mau tempo, particularmente sentido ao final desta madrugada, obrigou o avião da TAP (TP1694) que fez o primeiro voo de hoje com partida da Madeira (07:10), a ter de fazer um grande desvio para Sudeste, antes de ‘virar’ em direcção a Lisboa, de modo a contornar o temporal que na altura assolava a Região.

A aeronave, um Airbus A320, depois de ter descolado no sentido de Santa Cruz, à medida que ia ganhando velocidade e altitude dirigiu-se na direcção das Desertas, tendo passado entre a Deserta Grande e o Bugio, continuando esta trajectória para sudeste, só virando para nordeste para ‘entrar’ na rota com destino a Lisboa, passados 15 minutos após a descolagem, pouco antes do aparelho atingir a altitude de cruzeiro.

O resultado deste desvio traduziu-se numa viagem mais demorada do que é habitual.

Viagens que ainda não se realizaram esta manhã foi a dupla ligação regional inter-ilhas, Madeira - Porto Santo – Madeira. A aeronave da Binter que assegura esta ligação, ontem à noite não conseguiu aterrar na Madeira e acabou por divergir para o Porto Santo, onde ainda se encontra. A esta hora, em condições normais, já teria aterrado na Madeira depois de ter ido ao Porto Santo. Para já, nem uma coisa, nem outra. Voo(s) que até âs 09:00 mantinham-se em ‘suspenso’.

Assinale-se ainda que esta madrugada a rajada máxima registada no Aeroporto da Madeira atingiu os 88 km/h. Vento que, entretanto, amainou, embora na última hora continue a soprar forte (rajada máxima de 73 km/h, vento médio de 47,9 km/h). Daí alguns constrangimentos na operação aérea, mas para já, sem voos cancelados.