Madeira

Santa Cruz é 'Município do Ano' na categoria das Regiões Autónomas

None

Santa Cruz foi o município vencedor do prémio 'Município do Ano', na categoria Regiões Autónomas, numa gala que decorre no Teatro Municipal Baltazar Dias. O  projecto de Eficiência Energética na Rede de Iluminação Pública foi o escolhido pela autarquia para concorrer a este prémio.

Santa Cruz em destaque com projecto de eficiência energética

O Município de Santa Cruz é o único das Regiões Autónomas a concurso na edição de 2021 dos Prémios Municípios do Ano

A vice-presidente Élia Ascensão recebeu o galardão de Município do Ano, na Categoria Regiões Autónomas, das mãos do Reitor da Universidade do Minho, Rui Vieira de Castro.

Numa mensagem enviada pelo presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz, Filipe Sousa manifesta alegria pelo reconhecimento de um dos projectos "que mais orgulham o Município de Santa Cruz e que se insere num dos nossos eixos mais importantes que é a sustentabilidade ambiental".

"Acredito que nenhum projeto de desenvolvimento pode descurar a vertente ambiental e que esta só pode ser concretizada na máxima de pensar global e agir localmente", refere.

O autarca indica que este projecto de eficiência energética "é um projecto transversal para uma energia mais limpa, mas que vai muito além deste objectivo, já que nos permitirá os primeiros passos no sentido de sermos um território inteligente e sustentável  com a telegestão, redes de comunicação wireless e todo um conjunto de valências com implicação na gestão do território, na economia e na sociedade".

Filipe Sousa fez questão de ressalvar que o projecto esteve em destaque no Encontro das Smart City, em Barcelona. "Não avançamos para a eficiência energética apenas com preocupações economicistas, embora para um investimento inicial de 400 mil euros, já tenhamos alcançado poupanças nos valos de 300 mil euros. Mas também com fortes preocupações ambientais, tendo como parceiros a Sociedade Portuguesa para o Estudos das Aves e a Associação de Astrónomos", disse.

"Reitero, por isso, o meu agradecimento à Universidade do Minho pela excelente iniciativa e por este olhar atento aos Municípios, valorizando o seu trabalho e dando a conhecer o muito que se faz no poder local. Aos restante premiados os meus parabéns e a todos os meu bem haja", terminou.