Madeira

Desempregados recebem formação em Santa Cruz

None

A Câmara Municipal de Santa Cruz recebeu, esta manhã, os primeiros 14 participantes no Programa de Formação Prática para Inserção e Reinserção de Desempregados. Este novo programa social é totalmente financiado pelo Município.

A formação prática terá lugar nas áreas da jardinagem, limpeza de espaços urbanos, recolha de resíduos, manutenção de redes de águas e saneamento e construção civil.

Os primeiros beneficiários deste programa foram recebidos pelo presidente Filipe Sousa e pela vice-presidente Élia Ascensão, que tem a pasta dos recursos humanos da autarquia.

Os dois explicaram que o objectivo deste programa é "possibilitar a pessoas residentes no Município de Santa Cruz uma oportunidade de formação, em contexto real de trabalho, destinando-se a desempregados não detentores de nível de qualificação igual ou superior ao nível 6 (Licenciatura, Mestrado, Doutoramento) e também a pessoas portadoras de deficiência. Ou seja, todos aqueles que têm maior dificuldade em serem reintegrados no mercado de trabalho".

Para a concretização desta reinserção o programa da autarquia possibilita, através da participação em projectos de formação prática, uma oportunidade de formação em contexto real de trabalho, facilitando o desenvolvimento de novas competências por forma a complementar as qualificações e experiências anteriormente adquiridas. Desta forma,  é alargado o leque de escolhas laborais futuras.

A realização e conclusão deste programa não tem como efeito final a constituição de uma relação jurídica de emprego público ou qualquer outro tipo de vinculação com o Município de Santa Cruz, sendo a integração dos desempregados enquadrada num período de formação e ocupação, embora com direito a remuneração, mas no âmbito de uma medida social.