Coronavírus Madeira

50% dos mortos por covid-19 deste mês estavam vacinados

None

Metade dos doentes infectados com covid-19 que morreram este mês de Novembro já estavam vacinados contra esta doença.

Denominador comum em todos os 28 óbitos registados estes mês na Madeira era o facto de terem outras doenças associadas, revelou Pedro Ramos, à margem da cerimónia de abertura das comemorações do Dia Mundial de Luta Contra a Sida 2021, uma iniciativa da Comissão Regional de Luta contra a Sida.

Conforme salientou o governante, é provável que, a partir de agora, os números pendam mais para o lado dos vacinados, sobretudo com comorbilidades associadas, já que a percentagem da população vacinada é bastante superior. Que isto dizer que, face aos números, os não vacinados, tendo em conta o nicho populacional que representam, continuam a apresentar mais quadros da doença que exigem cuidados de saúde e que podem ter um desfecho fatal.  

O secretário regional de Saúde e Protecção Civil deu conta, também, de que o Sistema Regional de Saúde está longe do "colapso", no que à capacidade de resposta aos doentes com covid-19 diz respeito.

Sobre a nova variante do SARS-CoV-2, o governante diz que "temos de aguardar" para ver o que a mesma poderá representar no reforço de medidas.