Madeira

Santa Cruz em destaque com projecto de eficiência energética

O Município de Santa Cruz é o único das Regiões Autónomas a concurso na edição de 2021 dos Prémios Municípios do Ano

None

São 27 os finalistas nomeados para a edição de 2021 dos prémios Municípios do Ano, de entre 44 candidaturas de todo o país. Das regiões autónomas há apenas um finalista, o projecto de ‘Eficiência Energética na Rede de Iluminação Pública’ da Câmara Municipal de Santa Cruz. A vice-presidente da autarquia, Élia Ascensão, revela que: “Tudo começou quando chegámos à Câmara de Santa Cruz e sentimos que havia uma desorganização na disposição e em como o espaço público era iluminado.”

O primeiro passo foi a elaboração de um plano municipal para a iluminação pública, realizado com base num diagnóstico que permitiu “hierarquizar a forma como as vias públicas eram iluminadas.” O segundo foi iniciar a transição de todas as luminárias para a tecnologia LED, num “investimento que representou aproximadamente 400 mil euros e já resultou em poupanças anuais na ordem dos 300 mil euros.”

O projecto de Santa Cruz prende-se com a eficiência energética, “mas esta parte económica também é relevante, no sentido em que toda a verba que possa ser poupada é novo investimento que nos é permitido fazer na gestão pública” revela a autarca. A transição para LED iniciou em 2017, ainda no mandato anterior, e desde então todos os anos é dedicada parte do orçamento municipal à aquisição de luminária em tecnologia LED para poder gradualmente fazer a transição.

Foi, também, criada uma rede que permite a sensorização de todos os espaços públicos do município e que permite “sonhar mais alto”. Segundo Élia Ascensão “as oportunidade são inúmeras”, permitindo monitorizar a inclinação das árvores e perceber quando é necessária intervenção, também os sistemas de rega, para que não funcionem quando há humidade no solo e no ar."

É todo um leque de oportunidades que se cria com este projecto, que começou por ser de eficiência energética, mas que nos permite alargar às mais variadas áreas de intervenção do município. Élia Ascensão, vice-presidente da CM Santa Cruz

O projecto de eficiência energética na rede de iluminação pública de Santa Cruz conta com a parceria da Empresa de Electricidade da Madeira, que “acabou por reconhecer as mais-valias do projecto”, adianta a vice-presidente. “Temos uma forma de trabalhar um pouco teimosa, mas temos conseguido influenciar pela positiva outros municípios e outras organizações como a Via Litoral e a EEM, e Machico também já está a trabalhar no seu plano municipal de iluminação pública”, avança Élia Ascensão.

Os Prémios Municípios do Ano são uma iniciativa da Universidade do Minho, cuja entrega de prémios decorre esta quinta-feira no Teatro Municipal Baltazar Dias, após o Funchal se ter sagrado campeão na última edição dos prémios, em 2019, com o ‘Funchal, Destino Acessível’. A sétima edição desta iniciativa conta com 27 municípios nomeados para nove categorias regionais, para a intermunicipal e para o grande prémio, o de Município do Ano.