Artigos

Mais um orçamento responsável

Que venha pelo menos o dinheiro que nos devem do IRS e do IVA

No início de dezembro, a Câmara Municipal de Santa Cruz volta a discutir e a aprovar o seu orçamento para o ano de 2022.

Mais uma vez, estamos perante um orçamento responsável, claro e com metas que dão continuidade não apenas ao nosso projeto social, mas também a um programa sustentável de desenvolvimento como não há memória na história recente deste concelho.

O orçamento para 2022, no valor de 24,1 milhões de euros, volta a plasmar a nova forma de fazer política que implementámos em 2013. Uma política com transparência, responsabilidade, e com objetivos que respondam às necessidades das pessoas e que permitam alavancar o desenvolvimento do concelho, respondendo às carências que ainda existem, e aproveitando as potencialidades que este território único e rico nos oferece.

O programa social é para continuar em áreas como a emergência social, a saúde, a educação, a agricultura, abrindo também novas áreas de intervenção como será a estratégia local de habitação, para a qual contamos com fundos europeus e nacionais.

Paralelamente, continuará a nossa aposta na reabilitação dos nossos centros urbanos, na gestão ambiental, que inclui a eficiência energética e o combate às perdas de água.

O novo ciclo que este orçamento preconiza, é, no fundo, a continuidade do trabalho que tem vindo a ser realizado. Gostaria que esta continuidade trouxesse, contudo, novidades, nomeadamente no relacionamento institucional com o Governo Regional, abrindo portas a contratos programa e à repartição do dinheiro da chamada bazuca em projetos de interesse comum e em benefício da população que juramos servir.

Mas, como sempre digo, se não for acompanhados, vamos continuar sozinhos a fazer e a trabalhar. Que venha pelo menos o dinheiro que nos devem do IRS e do IVA.