Madeira

Câmara do Funchal quer base de dados para agregar apoios sociais

None
Fotos: André Ferreira/CMF

A Câmara Municipal do Funchal pretende, em conjunto com o Governo Regional, criar uma Rede Social do Funchal em articulação entre os agentes sociais do concelho com vista a constituir uma base de dados dos apoios que são atribuídos na região.

O anúncio sobre este novo projecto social foi feito por Pedro Calado, no encerramento do Fórum sob o lema 'Uma Luz para a Solidariedade', promovido pela Associação Monte de Amigos que, decorreu hoje, na Escola da Apel.

O presidente da Câmara do Funchal explicou que esta rede tem por objetivo fazer um diagnóstico social, um guia de recursos, identificando respostas, serviços e equipamentos existentes. “Queremos averiguar se não há apoios duplicados, se não há pessoas beneficiadas em excesso e em detrimento de outras que podiam ser beneficiadas e não são”, referiu.

“Se tivermos em linha de conta que há cada vez mais entidades na área social no terreno apoiarem, há cada vez mais apoios, se cada vez temos mais empresas e mais emprego, a população diminui e cada vez há mais pobres, há qualquer coisa que não dá para perceber e não está bem. Temos de averiguar”, salientou.

Pedro Calado afirmou: "“Não vamos continuar a alimentar vícios nos apoios sociais, não custa dar, o que custa é canalizar os apoios para quem não precisa. Mais vale ser um trabalhador ativo do que um subsídio-dependente. Vou apoiar os que precisam. Vou combater o que é injusto”.

O autarca pediu aos jovens para terem um olhar crítico perante este tipo de situações.  “Comecem a ver como a sociedade está montada , como é que os apoios são distribuídos, como é que são diagnosticados , como é que algumas entidades sobrevivem , quem é que está por detrás dessas entidades, ponham esse olhar critico a funcionar e ajudem a construir uma sociedade diferente”, concluiu.