Madeira

Câmara de Lobos recebe galardão de 'Autarquia + Familiarmente Responsável'

None

A Câmara Municipal de Câmara de Lobos recebeu, pelo terceiro ano consecutivo, o galardão 'Autarquia + Familiarmente Responsável', numa cerimónia que decorreu em Coimbra e em que a vereadora Dina Silva esteve em representação da autarquia. Este é o terceiro ano consecutivo em que Câmara de Lobos recebe o galardão.

O município é distinguido com este prémio pelas políticas e práticas adotadas ao nível do apoio dado às famílias do município e aos seus funcionários autárquicos. A Câmara "desenvolve políticas autárquicas transversais que valorizam a ‘Família’, garantindo as suas competências e a prevenção de situações de risco e vulnerabilidade, assim como dando resposta a necessidades e problemas no seio familiar".

"O galardão foi atribuído pelo facto do concelho ter conseguido corresponder às medidas solicitadas pela entidade nas áreas de Apoio à Maternidade e Paternidade; Apoio a Agregados Familiares com crianças e jovens diagnosticadas com necessidades especiais; Serviços Básicos; Educação e Formação; Habitação e Urbanismo; Transportes; Saúde; Cultura, Desporto, Lazer e Tempo Livre; Cooperação, Relações Institucionais e Participação Social; e por partilhar dos valores inerentes a esta iniciativa: responsabilidade, ética e excelência", explica a autarquia numa nota enviada à comunicação social.

O Apoio aos Estratos Sociais Desfavorecidos, a Bolsa de Estudo Municipal e o o Projeto 'Passo a Passo' são apenas alguns dos exemplos dos projectos que têm vindo a ser desenvolvidos por esta autarquia. "A exemplo dos anos anteriores, em 2021 as famílias, que não são abrangidas pelo escalão da ação social escolar, foram apoiadas a nível do empréstimo de manuais escolares. A nível interno a responsabilidade familiar da autarquia consagra o apoio concedido à Obra Social da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, que promove diversas atividades dirigidas aos trabalhadores da autarquia", refere.