5 Sentidos

Festival de Marionetas arrancou no Teatro Municipal Baltazar Dias

None

A 3.ª edição do MARIOFA - Festival de Marionetas e Outras Formas Animadas arrancou, esta tarde, no Teatro Municipal Baltazar Dias, onde vai decorrer até 9 de Outubro. 

Clive Chandler regressa ao Mariofa, nos dias 7 e 8 de Outubro, pelas 21 horas, para retomar o projecto iniciado no Mariofa transacto, DRAGON. "Os então formandos da Associação Nuvem Aquarela e da Associação Marionetas da Cris, alinham novamente com o director artístico do espetáculo de teatro de sombras em escala cinematográfica, «Dragon»", explica a organização. Esta performance é inspirada na lenda polaca 'O Dragão de Cracóvia', num "jogo de marionetas, sombras, luz e cores líquidas, num registo de teatro visual que explorará diferentes técnicas de projeção, ao som de uma banda sonora original hipnotizante".

O 'Poemário Visual de Gaia' acontece a 8 de Outubro, pelas 15 horas e no dia 9 de Outubro, pelas 17h30, uma performance que engloba marionetas corporais, projeção e vídeo. " Partindo da condição de isolamento social, em Poemário Visual de Gaia, Ines Pasic realiza uma viagem interior para o único lugar no qual nos podemos sentir livres, explorando as suas memórias, pensamentos, sensações e sentimentos através de seu corpo, casa e núcleo familiar com o qual compartilha o restrito espaço", explica.

No dia 9 de Outubro, às 10h e às 16h30, os imparáveis Teatro Bolo do Caco, associam-se a Rafaela Rodrigues, na criação de 'Avozinhas e Bordados', uma performance de teatro de formas animadas com criação plástica de Rafaela Rodrigues, tendo por inspiração o livro infantil da mesma. "Duas crianças exploram o universo do bordado Madeira através dos seus objetos mais representativos: A bordadeira nasce a cantar, de linha e agulha na mão, e entre cavacas e garanitos vai bordando as histórias da sua vida... «Até ao dia em que deixa de bordar e as suas linhas e o seu trabalho ficam... Para depois»", indica.

Também no dia 9 de Outubro, pelas 11h30, poderá assistir à performance 'Era Uma Vez Outra Vez', surge narrada por um dragão contador de histórias, com acompanhamento musical ao vivo pelo músico Bruno Lucas. o enredo desenrola-se há muitos anos atrás, numa floresta mágica onde habitavam pequenos seres, os duendes. Um deles, muito especial, o Arak, um pequeno ser que tinha um sonho muito especial... o de voar?

O Workshop de Marionetas Corporais e a Grande Fábrica de Palavras estão esgotados.