5 Sentidos

Residência artística ‘Ónus’ traz justiça ao 'Baltazar Dias'

None

A residência artística ‘ÓNUS’, co-produção do Teatro Municipal Baltazar Dias, com direcção e encenação artística de Ricardo Vaz Trindade, terá lugar na sala de espelhos do Teatro entre os dias 11 e 17 de Outubro. A iniciativa destina-se ao público jovem.

Com texto da autoria de Fernando Giestas e Nuno Camarneiro, com co-criação de Costanza Givone, Fernando Giestas, Nuno Camarneiro e Ricardo Vaz Trindade, as oficinas pedagógicas serão moderadas por Marta Bernardes.

A residência irá desenrolar-se no dia 11 de Outubro, com a chegada, acomodação e preparação do espaço de trabalho; no dia 12 e 13 de Outubro haverá ensaios em residência artística desde as 9 horas até às 17h30; ainda no dia 14 haverá ensaios em residência artística na parte da manhã e à tarde, entre as 14 horas e as 19 horas, haverá a preparação das oficinas. No dia 15 irão por em prática as oficinas 1 e 2 entre as 10h e as 15 horas.

As oficinas terão uma duração de uma hora (3.º ciclo do ensino básico) ou de uma hora e meia (ensino secundário). No dia 16 haverá novamente ensaios em residência artística onde será feita a apresentação pública do ‘work in progress’ pelas 17h30.

Estas oficinas dramáticas são dirigidas a um público particularmente jovem, nomeadamente a alunos do 3.º ciclo do ensino básico e ao ensino secundário. O texto ainda não foi classificado pelo IGAC, mas prevê-se uma classificação etária para maiores de 12 anos de idade.

Os grupos de estudantes serão levados a ler e a discutir algumas parábolas sobre a justiça que fazem parte do texto de ‘Ónus’, recorrendo-se, posteriormente, a jogos dramáticos que transportam para o corpo e para a acção as premissas destes pequenos textos. O objectivo da cada oficina é tornar mais evidentes alguns dos pressupostos da justiça, colocando todo o seu público em contacto directo com algumas das problemáticas suscitadas pelas parábolas.

‘Ónus’ é um projecto que visa dedicar um tempo exclusivo à justiça. Procura saber como se faz, como se sofre e como se muda.