Madeira

PSD apresenta voto de protesto por abandono do Porto Santo pela TAP

None

O Grupo Parlamentar do PSD revelou, esta quinta-feira, 7 de de Outubro, que apresentou um voto de protesto pelo abandono da TAP em relação ao Porto Santo, no próximo inverno IATA.

Os social-democratas exigem à Transportadora Aérea Portuguesa e ao Governo da República um recuo nesta decisão "meramente económica" e uma "priorização do verdadeiro serviço público em prol daquela ilha".

O Porto Santo não faz parte da lista de rotas a operar pela TAP, no próximo inverno, ficando a ilha sem uma ligação aérea direta com Portugal Continental. Quando questionada sobre este assunto, na Assembleia da República, pelo deputado Paulo Neves, a presidente executiva da TAP Air Portugal, Christine Ourmières-Widener, assumiu que a decisão foi tomada com base em estudos de mercado e que a companhia não tem, alegadamente, condições para operar a rota.

O PSD discorda deste argumento, pois considera que "a TAP tem obrigação de servir o país e a diáspora" bem como de "cumprir com os princípios constitucionais que norteiam o nosso país", devendo, no seu entender, "colocar a causa pública à frente dos seus critérios".

Por outro lado, defendem que o Governo da República "deveria ter intervindo junto da TAP", acusando o Estado de "inação deliberada", que o PSD "não só não aceita como os censura pela posição clara e inequívoca contra os direitos dos portugueses residentes na Região".