5 Sentidos

Obra 'Dicionário da Invisibilidade' apresentada no 'Baltazar Dias'

Phoolan Devi, activista indiana.
Phoolan Devi, activista indiana., Ilustração de André Carrilho

Na próxima segunda-feira, 4 de Outubro, pelas 18 horas, o Salão Nobre do Teatro Municipal Baltazar Dias, acolhe a cerimónia de apresentação do livro 'Dicionário da Invisibilidade', com intervenções de José Falcão e Txema Abaigar e moderação de Ana Marta.

Com ilustrações de André Carrilho e cerca de 170 colaboradores, a obra é lançada pela SOS Racismo. O livro que revela protagonistas desconhecidos que estiveram na linha da frente das lutas sociais.

Um dos seus propósitos é, sobretudo, abrir uma brecha para a discussão e alargamento de horizontes sobre a questão da invisibilidade.

São mais de três mil nomes e 300 entradas divididos por 600 páginas. Desde figuras mais conhecidas do público como Zeca Afonso e Amílcar Cabral até nomes que pouco dizem à maioria, como Phoolan Devi e Leila Khaled.

SOS Racismo é uma organização sem fins lucrativos que combate o racismo na sociedade portuguesa. Tem como principais objectivos promover a reflexão, denunciar e intervir com vista a uma sociedade que respeita a igualdade de direitos para todas as pessoas, sem discriminações.

A entrada é gratuita, mas está limitada à lotação da sala.