Madeira

Duas mil toneladas de peixe transportadas entre a Madeira e o continente

A operação entre a Madeira e o continente faz-se sem apoio directo ao transporte de produtos regionais

None

Anuário do CENTRO DE ESTUDOS DE HISTÓRIA DO ATLÂNTICO

Nos últimos três anos, entre Outubro de 2018 e Setembro de 2021, a transportadora aérea MAIS – Madeira AIR transportou duas mil toneladas de peixe entre o Funchal e o continente, alcançando, desta forma, os objectivos traçados.

Toda a operação faz-se sem qualquer apoio directo ao transporte de produtos regionais, existindo apenas um contrato-programa para a promoção e divulgação dos produtos regionais no avião cargueiro, conforme ilustra a imagem.

A transportadora realça a importância do operação do avião cargueiro para a Madeira, enquanto elemento gerador de uma dinâmica própria junto da economia local. No entender da empresa, o serviço prestado assenta numa oferta consistente que, em cerca de três anos já permitiu acrescentar valor aos produtos regionais em geral, e às empresas de exportação de pescado em particular. Neste âmbito, a MAIS – Madeira AIR não deixa de felicitar a Ilha Peixe e a Marismar pelo sucesso dos seus projectos.

 A MAIS – Madeira Air iniciou a operação de carga aérea entre a Madeira e o continente em Julho de 2017, mantendo, actualmente, um mínimo de cinco rotações semanais nas ligações entre a Região e o continente.

Opera nesta linha com um ATR-72, uma aeronave com uma capacidade de transporte de carga de 7,5 toneladas. Nos últimos meses, esta empresa tem se destacado pelo facto de nunca ter suspendido a sua operação, mesmo durante o período crítico da pandemia da covid-19, assegurando o abastecimento regular do arquipélago com produtos perecíveis e medicamentos.

A empresa salienta que o sucesso da operação é partilhado com os seus parceiros e diferentes instituições associadas, que têm sido fundamentais e que permitem a construção de uma oferta consistente de valor acrescentado aos produtos regionais.

O avião que está pintado com as cores da Região percorre as rotas da Madeira, Açores, Canárias e Espanha.