Madeira

Arrancou a conferência da Ordem dos Engenheiros 'Porto Santo 600 anos – engenharia e sustentabilidade'

None

Começou a conferencia organizada pela Ordem dos Engenheiros – conselho directivo da região da madeira, intitulada, 'Porto Santo – 600 anos – engenharia e sustentabilidade', que decorre até sábado no auditório do Centro Cultural e de Congressos da ilha do Porto Santo.

Uma conferencia que estava agendada para o ano transacto, mas que foi adiada por causa da covid-19, que agora reuniu as condições para se realizar.

O presidente do Governo Regional Miguel Albuquerque esteve presente na sessão de abertura, onde destacou a engenharia da Madeira: “se há região que é o paradigma da engenharia, de excelência no que se pratica no país é de facto a nossa região, e acho que é preciso mensurar, apreciar e valorizar o que foi feito”.

O presidente da Ordem dos Engenheiros, Carlos Mineiro Aires disse a propósito da conferência que “os sistemas insulares, nomeadamente o caso da ilha do Porto Santo, são os melhores laboratórios para nós podermos avaliar o que é a sustentabilidade para o crescimento. Nós temos de compatibilizar duas coisas importantes, uma são as questões ambientais e é aquela obrigação moral e cívica de que temos de zelar pela a nossa terra e pelo planeta”.

Por outro lado, disse Mineiro Aires, “também temos que conciliar com a economia e com a vida das pessoas, como criar riqueza, criar emprego e criar salários” e, portanto, disse, “a sustentabilidade tem de ser entendida assim, temos de fazer uma meditação sobre quais serão as melhores formas de desenvolvimento para atingir esses dois objectivos”.

Sobre o tema da conferencia, Miguel Branco da delegação da Ordem dos Engenheiros na Madeira destacou que “era um designo do conselho directivo da Madeira, trazer esta conferencia ao Porto Santo”.

Achamos que era muito importante mostrar há muita engenharia nesta ilha, e aquilo que se faz de bom na engenharia na ilha, as alterações climáticas e eficiência hídrica e energética e também a economia circular, são conceitos que nesta ilha já são aplicados há muito anos. Miguel Branco 

Para o presidente do conselho directivo da ordem dos engenheiros na Madeira, “aquilo que nós quisemos mostrar desde o Porto Santo para a Ordem dos Engenheiros, é que é possível aqui ser um laboratório de ideias e um laboratório de conceitos que podem ser aplicados nos outros sítios”.

Esta conferencia vai prolongar-se até sábado, 16 de Outubro, e terá entre muitos palestrantes, o ministro e também engenheiro, João Pedro Fernandes.