5 Sentidos

Comemorações dos 100 anos de António Aragão chegam ao Porto Santo

None

O Porto Santo teve esta tarde de terça feira, três iniciativas de âmbito cultural, que mereceu a presença do secretário regional do turismo e cultura, Eduardo Jesus. 

Tratou-se da exposição '2 artistas e o espolio« integrada nas comemorações dos 100 anos de António Aragão, uma conferencia 'A lição da Liberdade em António Aragão' sobre este ilustre madeirense, proferida por Graça Alves, estas iniciativas tiveram lugar na casa Colombo no Museu do Porto Santo e por fim apresentação do livro, 'Camponeses da Madeira', de Cláudia Faria, nos paços do Concelho. 

Esta visita do secretário ao Porto Santo: “É um momento de descentralização cultural que faz parte da política governativa e onde viemos trazer até ao publico porto-santense esta oferta cultural”, disse Eduardo Jesus ao DIÁRIO.

"São três momentos destintos, mas complementares entre si” disse o governante na área da cultura, “num primeiro aspecto nós estamos a comemorar os cem anos de Aragão e temos um programa bastante ambicioso que está a ser cumprido em toda a Região Autónoma da Madeira incluído a exposição no Porto Santo”. 

Eduardo Jesus disse que a conferencia proferida por Graça Alves "complementa esta mesma intervenção” depois sobre a apresentação da obra 'Camponeses da Madeira' de Cláudia Faria, “é um livro notável e cuja a segunda edição foi apoiada pela secretaria, como forma de perpetuar essa realidade de há muitos anos atras”. 

Sobre a conferência 'A lição da Liberdade em António Aragão', Graça Alves disse a propósito, “sendo um homem tão complexo, um homem que tocou várias artes e tocou várias experiências, conseguiu abrir caminhos de liberdade para artistas, poetas, de todos países”. 

Aquilo que encanta Graça Alves é, “a possibilidade de partir dele se criar outras experiências e dar a ver outros autores e outros maneiras de ver a arte, a poesia, a pintura…a ligação entre as artes”.