Madeira

MPT defende transportes públicos gratuitos e redes aumentadas

None

O coordenador regional do MPT Madeira, Valter Rodrigues, veio hoje a público defender uma "aposta em transportes públicos", que deveriam "ser gratuitos e "as redes aumentadas, por forma a satisfazerem as populações".

"O sector dos transportes é altamente poluente. Para além disso este sector tem associados os problemas: do custo dos combustíveis (que estão a subir), do estacionamento (no centro e nas zonas altas), do congestionamento do transito e do desgaste das estradas", salienta o o representante do partido ecologista, pelo que considera que as medidas propostas comportariam também benefícios económicos e sociais.

Para além de uma melhoria na balança comercial nacional (deixamos de importar tantos derivados do petróleo) e no ambiente (com consequências benéficas para a saúde humana), esta medida ajuda as famílias mais carenciadas que muitas vezes gastam um terço de seu ordenado em transportes públicos para poderem ir trabalhar, e favorece que os idosos solitários se possam deslocar de modo a obterem calor humano, para além de poder permitir uma melhor centralização nas sedes de concelho, tornar irrelevante para as famílias: o custo dos combustíveis, o estacionamento, e o congestionamento do transito.

O líder do MPT refere ainda que teve acesso a #relatos de pessoas que não aceitaram emprego, pois com o custo dos transportes perdiam dinheiro ao aceitá-lo".

"Os transportes públicos gratuitos permitirão o aumento da população activa, resolvendo o alegado problema de falta de trabalhadores por vezes noticiado", vincou. 

A utilização de bicicletas "como meio de transporte para ir para o trabalho" foi outras das sugestões deixadas por Valter Rodrigues.